Em uma reunião marcada por emoção, reconhecimento e compromisso com o futuro da educação e da ciência, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, recebeu a visita de integrantes do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. Durante o encontro, o prefeito assumiu publicamente o compromisso de regulamentar, já na próxima semana, a Lei do Pequeno Cientista. “É um compromisso nosso”, afirmou Costenaro, destacando a importância de apoiar iniciativas que promovem o desenvolvimento científico entre crianças e adolescentes.
A secretária de Educação, Janice Salvador, ressaltou que a equipe da Smed irá se dedicar para ajustar alguns pontos para a melhoria da lei e que para 2026 será possível planejar um apoio mais adequado às necessidades dos alunos.
Pesquisa na prática – Coordenado pela professora Dioneia Schauren, o Clube de Ciências envolve atualmente cerca de 75 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Desde 2014, o grupo participa de feiras e eventos científicos em diversas regiões do país, levando o nome de Toledo a diferentes palcos acadêmicos e se destacando por projetos de pesquisa aplicados, que nascem de problemas reais do cotidiano dos próprios estudantes — desde desafios na agricultura até questões de alimentação, aprendizagem e saúde.
“Eles fazem todo o processo científico: levantam hipóteses, definem objetivos, constroem metodologias, analisam dados estatísticos e apresentam resultados. São projetos com base em vivências reais, com grande impacto na vida dos alunos e na comunidade”, explicou a professora Dioneia. Ela também fez um apelo por apoio institucional para que os estudantes consigam participar das feiras às quais já foram selecionados, destacando a dificuldade atual em cobrir os custos de transporte, alimentação, hospedagem, taxas de inscrição, produção de banners e aquisição de materiais para os projetos. “O transporte é a parte mais cara hoje, e a escola não consegue arcar com tudo sozinha”, pontuou.
O trabalho desenvolvido pelo Clube já transformou a realidade de muitos jovens. Vários ex-alunos hoje cursam universidades federais e estaduais, impulsionados pela vivência científica precoce proporcionada pelo projeto. “É emocionante ver os caminhos que eles estão trilhando. Muitos desses alunos talvez nem conhecessem essas oportunidades se não fosse o clube. Saber que fizemos parte disso é um orgulho imenso”, completou a professora.
“A regulamentação da Lei do Pequeno Cientista representará um importante passo para a valorização da ciência na educação básica, além de abrir portas para novas parcerias e apoio institucional aos jovens pesquisadores de Toledo”, finaliza o prefeito Mario Costenaro.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo