Foto: Divulgação/Secom

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Recursos Humanos (SRH), decidiu retomar o cronograma do Concurso Público nº 01/2020 e estabeleceu que as provas teóricas serão aplicadas no próximo dia 2, primeiro domingo de maio – para postulantes a funções relacionadas ao magistério haverá a necessidade de elaborar uma redação e a entrega de títulos. A notícia põe fim à espera de um ano por parte dos 5.007 candidatos que buscam uma vaga para as 47 funções no serviço público municipal contidas no edital de abertura do certame: são 49  reservadas para 24 funções e cadastro reserva para as outras 23.

De acordo com o cargo para o qual se inscreveram, eles também já podem saber os horários e locais de prova (confira a lista completa ao fim da matéria). O edital de convocação e ensalamento dos candidatos com inscrição homologada será divulgado na próxima terça-feira (27) em seções específicas dos sites da Prefeitura de Toledo e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde também podem ser obtidas mais informações sobre o concurso.

Suspenso em 13 de abril de 2020, o concurso, que já tinha encerrado seu período de inscrições à época, teve seu cronograma retomado após avaliações constantes do cenário epidemiológico do novo coronavírus, seguido de parecer favorável pelo Centro de Operações Emergenciais (COE). “Esta decisão se dá pela necessidade administrativa, pois para alguns cargos nós não temos mais concurso vigente, impossibilitando a convocação de candidatos aprovados, e também pela diminuição de casos de Covid-19. Neste cenário, entendemos que é pertinente a aplicação das provas. Estamos aproveitando o momento, mas é claro que serão tomados todos os cuidados em relação aos protocolos sanitários, que devem ser seguidos por todos os candidatos e colaboradores envolvidos no processo seletivo”, esclarece a secretária de Recursos Humanos, Marta Fath.

Para diminuir a aglomeração de pessoas, os locais de prova foram ampliados de dois para quatro (Unioeste, Unipar/Centro, FAG e Colégio La Salle) e em dois períodos – matutino e vespertino. “Houve um aditamento no contrato para possibilitar o aumento no número de fiscais e de salas de prova para que haja um distanciamento maior entre os candidatos. Na parte externa, a Guarda Municipal atuará no sentido de evitar aglomerações”, explica Marta. “Nós pedimos que os candidatos cheguem com antecedência, usando máscara da forma correta o tempo todo e que mantenham o distanciamento. Para evitar a permanência de todos eles ao mesmo tempo em um espaço reduzido, a abertura dos portões também será antecipada”, pontua.

Horários e locais de provas

PERÍODO MATUTINO

7h – Abertura dos portões

7h50 – Fechamento dos portões

8h- Início da Prova Escrita 

12h – Término da Prova Escrita

a) Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Rua da Faculdade, 645, Toledo/PR

Candidatos aos cargos de Odontólogo T4, Odontólogo T8 ESF ESB I e Analista em Tecnologia da Informação I. 

b) Universidade Paranaense – Unipar – Câmpus I, Avenida Parigot de Souza, 3636, Toledo/PR

Candidatos aos cargos de Arquiteto, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta I, Fonoaudiólogo I, Médico T4 – Angiologista e Cirurgião Vascular, Médico T4 – Cirurgião Geral, Médico T4 – Clínico Geral, Médico T4 – Dermatologista, Médico T4 – Endocrinologista, Médico T4 – Infectologista, Médico T4 – Neurologista Pediátrico, Médico T4 – Ortopedista, Médico T4 – Otorrinolaringologista, Médico T4 – Pediatra, Médico T4 – Psiquiatra, Médico T4 – Ultrassonografista e Médico T4 – Urologista. 

c) Centro Universitário Assis Gurgacz, Avenida Ministro Cirne Lima, 2565, Toledo/PR

Candidatos aos cargos de Analista de Controle Interno I, Enfermeiro I, Enfermeiro T8 – ESF I, Técnico em Artes e Instrumentos – Acordeão T20, Técnico em Artes e Instrumentos – Piano T20 I, Pedagogo I, e Técnico em Artes Visuais e Plástica. 

d) Colégio La Salle – Rua Guarani, 2000, Toledo/PR

Candidatos aos cargos de Jornalista I, Museólogo I, Técnico em Artes – Teatro, Técnico em Artes – Dança I, Terapeuta Ocupacional e Advogado I.

PERÍODO VESPERTINO

13h30 – Abertura dos portões

14h20 – Fechamento dos portões

14h30- Início da Prova Escrita 

18h30 – Término da Prova Escrita

a) Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Rua da Faculdade, 645, Toledo/PR

Candidatos ao cargo de Professor de Educação Infantil T40.

b) Universidade Paranaense – Unipar – Câmpus I, Avenida Parigot de Souza, 3636, Toledo/PR

Candidatos aos cargos de Professor Educação Infantil T 40, Professor Educação Física e Técnico em Farmácia I.

c) Centro Universitário Assis Gurgacz, Avenida Ministro Cirne Lima, 2565, Toledo/PR

Candidatos aos cargos de Fiscal de Obras e Postura I, Fiscal em Meio Ambiente I, Técnico em Enfermagem T8 ESF e Técnico em Segurança do Trabalho I. 

d) Colégio La Salle – Rua Guarani, 2000, Toledo/PR

Candidatos aos cargos de Auxiliar em Saúde Bucal T8 ESF – ESB I, Agente de Inspeção Municipal I, Técnico em Higiene Bucal T8 ESF – ESB I, Assistente em Tecnologia da Informação I e Instrutor de Artes Circense.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação