Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura de Toledo repassa planta frigorífica para COOVICAPAR

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Em ato realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura de Toledo e acompanhado por diversas autoridades, o prefeito Beto Lunitti sancionou, nesta segunda-feira (22), a Lei Nº 2.589/2023 autorizando a doação com encargos da planta frigorífica à Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos do Oeste do Paraná (COOVICAPAR). O abatedouro, localizado no distrito de Vila Nova, já vinha sendo administrado pelos cooperados desde 2011 e recebeu nos últimos anos aproximadamente R$ 5 milhões em investimentos por parte da Cooperativa.

Atualmente a COOVICAPAR abate 320 suínos diariamente, gerando 43 empregos e o compromisso é manter, durante 5 anos, 50 colaboradores. “Vamos já no primeiro ano chegar a este número e temos como meta dobrar nosso abate nesse período. Realizamos diversos investimentos no local, como a implantação de câmaras frias, painéis de energia solar, investimentos nas lagoas de fluidos e demais necessidades”, disse o presidente da Cooperativa, Paulo Bernardi, lembrando que além de suínos, o espaço também processa bovinos, ovinos e caprinos. 

Entre os objetivos elencados estão também o de fomentar o desenvolvimento e a expansão da produção de proteína animal, oferecendo assistência técnica especializada aos produtores, efetuar sempre que solicitado e sem qualquer custo para o município o abate de animais para atender os Programas de Compra Direta, como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e manter medidas permanentes de preservação e defesa do meio ambiente. 

“Eu quero de coração agradecer ao prefeito [Beto Lunitti] pelo ato, aos secretários Diego Bonaldo [Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico] e Mauri Refatti [Procuradoria Geral] e à Câmara de Vereadores pela sensibilidade. Vocês entenderam nosso propósito e esse documento nos dá segurança de trabalhar naquilo que é nosso. Temos muitos compromissos para cumprir nos próximos cinco anos, mas acreditamos que vamos conseguir ir além disso”, destacou Bernardi.

Essa atenção aos diversos setores, conforme o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, tem seu enfoque nos avanços para o município. “Quando a administração municipal entende que é melhor para os cidadãos, a gente propõe as discussões. É assim que se cresce e avança. Os nossos vereadores e vereadoras já entenderam essa proposta e tem sido parceiros nisso, porém, por parte desta gestão, sempre é respeitada essa independência dos poderes. Queremos continuar assim, pois nossa meta é dar aos munícipes qualidade de vida e um bom lugar para morar e construir seus sonhos”, frisou. 

Complementando a fala do vice-prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa, citou a reunião ordinária semanal, reforçando que não é um encontro da base, mas sim um momento para o Legislativo Municipal conversar com o Executivo sobre as matérias propostas. “Em relação à Lei aprovada, a Câmara entendeu, por sua maioria, que a doação do frigorífico era um fator importante para o desenvolvimento econômico, a partir da geração de emprego e renda. Por isso, procedemos desta forma, também por acreditar na seriedade da COOVICAPAR e na sua capacidade de cumprir com as metas propostas para que pudessem receber este imóvel”, disse.

“Momentos importantes no nosso município sempre acontecem e esse é um deles”, disse o deputado federal Dilceu Sperafico. “Atendendo pedido da administração, vou assumir um compromisso em auxiliar, na esfera federal, os trâmites em relação à presença da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], entre outras demandas, a partir de emendas parlamentares”. Sobre a doação da planta frigorífica para a COOVICAPAR, Sperafico disse ser um sonho diante do interesse de se ampliar a ovinocaprinocultura. “É mais uma atividade para nossas pequenas propriedades, a exemplo do que foi a piscicultura, hoje tão difundida e importante comercialmente para o municipio”, salientou.

Ao final, o prefeito Beto Lunitti disse que Toledo avança de forma coletiva e estruturante. Lunitti agradeceu a presença do deputado federal Dilceu Sperafico e destacou a importância da atuação dos parlamentares em prol do município, o que permite o crescimento da comunidade. “Aqui queremos construir alianças e promover o que nos aproxima. As indústrias e cooperativas têm papel importante no nosso desenvolvimento e acreditamos que a COOVICAPAR, a partir deste incentivo, vai ampliar sua atuação e se destacar. A área doada é de aproximadamente 30 mil metros quadrados, com benfeitorias na ordem de mil metros quadrados. As demais instalações já têm investimentos da Cooperativa”, concluiu, reforçando também as atuações dos deputados Sérgio Souza e Elton Welter.

Ainda estavam na sanção da lei vários vereadores e assessores, secretários e servidores municipais e representantes da COOVICAPAR.

Foto: Divulgação

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real