Ação, no Pátio Municipal, teve início nesta segunda (4) com vans que circulam na área urbana; amanhã (5) será a vez dos ônibus que operam em linhas no interior
A Prefeitura de Toledo iniciou nesta segunda-feira (4) uma nova etapa de inspeções nos veículos utilizados no transporte escolar do município. Conduzida pelo Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), a ação tem como foco garantir a segurança dos estudantes e a regularidade dos serviços prestados.
As vistorias seguem até esta terça (5) no Pátio Municipal Adir Itacir Zanella, onde estão sendo realizadas em dois turnos: das 8h às 11h e das 13h às 17h. A primeira etapa da ação foi voltada às vans que circulam na área urbana a serviço de empresas particulares. Já nesta terça, será a vez dos ônibus e micro-ônibus de empresas contratadas pelo poder público que atendem as linhas do interior, transportando estudantes entre comunidades rurais e a cidade.
De caráter obrigatório, a vistoria abrange tanto os veículos quanto a documentação dos condutores. A expectativa da SMST é vistoriar, ao todo, 106 veículos: 33 vans da área urbana e 73 ônibus e micro-ônibus que atuam no interior.
Além da verificação dos equipamentos de segurança, também são exigidos documentos como carteira nacional de habilitação compatível, curso específico para transporte escolar, certidão negativa criminal e carteira de saúde atualizada do condutor. Caso alguma irregularidade seja constatada, os responsáveis têm entre 2 e 3 dias para realizar os ajustes necessários – do contrário, ficam impedidos de continuar prestando o serviço.
Segundo o coordenador de Concessões e Pátio da SMST, Edivaldo Torres Junior, essa vistoria ocorre duas vezes ao ano, sempre durante o recesso escolar, quando os veículos estão fora de operação. “Com esse trabalho queremos garantir a segurança no trajeto de ida e volta de escola a todos os alunos que são atendidos por este serviço. Nossos fiscais observam itens importantes, como pneus, assentos, cintos de segurança, luzes, extintores, limitadores de janela, buzina, limpadores de para-brisa e câmeras de ré e frontal”, exemplifica.
Torres destaca que, a partir desta edição, a vistoria está mais ágil. “De agora em diante, as vistorias serão feitas com o preenchimento online dos formulários, com os dados sendo inseridos em um tablet, sem mais utilizar papel”, observa. “A chuva fez mudarmos o local da fiscalização do Parque do Povo para o Pátio Municipal, porém, apesar do pequeno atraso, conseguimos cumprir com a nossa missão”, comenta.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo