A Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (Aaviopar) e o Sindicato Rural de Toledo abriram, nesta quinta-feira (24), uma sequência de agendas abertas com representantes do Executivo Municipal para apresentar reivindicações e sugestões ligadas ao setor agropecuário. A reunião ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e contou com a presença do prefeito Mario Costenaro; do vice-prefeito Lucio De Marchi; do chefe de Gabinete, Reinaldo Sales; do secretário de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli; e das diretorias das duas entidades, lideradas pelos presidentes Edenilson Coppini (Aaviopar) e Nelson Gaffuri (Sindicato Rural de Toledo).
Segundo Bombardelli, a proposta do encontro, é criar um espaço institucional de escuta e diálogo, em meio à programação da Semana do Agricultor, coordenada pela Secretaria de Agricultura e Proteína Animal (Smap) – confira programação completa em https://tinyurl.com/agricultortoledo. “O objetivo é dar um espaço para que os representantes das classes produtivas de cada associação, de cada cadeia produtiva, possam vir e trazer suas demandas, suas dores, aquilo que o setor precisa para melhorar, para andar melhor”, explica o secretário. “São assuntos que normalmente eles não teriam oportunidade de trazer para o prefeito. Nesta Semana do Agricultor, estamos abrindo estas agendas para que a Prefeitura de Toledo ouça e tome providência a respeito de questões que demorariam a chegar até o nosso conhecimento. É um momento muito importante para nós e mais importante ainda é poder ouvir nossos produtores”, destaca.
Durante o encontro, os representantes da Aaviopar e do Sindicato Rural de Toledo pediram atenção especial à infraestrutura rural. “Temos alguns trechos onde o asfalto está deteriorado. Além de manutenção mais frequente, pedimos nestes trechos uma atenção na melhoria na sinalização horizontal e vertical nas vias do interior, reforçando os limites de peso e velocidade, e deixando bem claro que ali é lugar de circulação de maquinário pesado”, detalha Gaffuri. “Tudo aquilo que diz respeito ao bem-estar do produtor rural, a estrada é o item mais importante”, acrescenta.
O prefeito Mario Costenaro ouviu atentamente às demandas das entidades e destacou a importância da Smap nesta nova fase do agronegócio toledano. “Nestes quase sete primeiros meses de mandato, já vemos como a recriação desta pasta está fazendo a diferença. Com uma linguagem mais próxima do produtor, os resultados começam a aparecer”, avalia. “Uma demonstração disso é a decisão de promover a Semana do Agricultor, algo inédito, que reconhece o homem e a mulher do campo. Temos uma produção diversificada e isso mostra a força do nosso agro. Damos os parabéns aos produtores, mas sabemos que temos muito para fazer, que não vamos mudar tudo de uma vez, mas estamos no processo de valorização. Nestes encontros e desencontros, avançamos na direção certa”, analisa.
Costenaro explicou aos presentes sobre os entraves relacionados à elaboração de projetos e captação de recursos para melhorias na malha viária do interior e falou sobre como a administração municipal pode contribuir para que as propriedades rurais produzam mais e melhor. “Levar ferramentas de gestão para o homem e a mulher do campo é um item do nosso plano de governo, que trata o agro como prioridade. Neste processo, devemos estar atentos, ouvindo as demandas e buscando soluções, algo no que a Funtec [Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo], em seu novo formato, pode ser bastante útil”, comenta o prefeito.

Mais agendas – Outras três reuniões semelhantes já estão programadas para os próximos dias, todas na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. A segunda destas agenda será com membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo.
A terceira etapa será com representantes da Associação de Produtores de Leite de Toledo e Região (Aproltol). A última agenda aberta será com representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio de Toledo (CMDAT) e da Associação Regional de Suinocultores do Oeste (Assuinoeste).
Fonte: Secom/Pref. de Toledo