Foto: Reprodução/Unipar

Na última sexta-feira (23), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, foi firmado o convênio da Escola de Esportes, programa que vai ser colocado em prática em uma parceria entre o Governo Municipal e a Universidade Paranaense (Unipar). A intenção é promover o esporte, a cultura e a saúde dos alunos dos quartos e quintos anos da rede municipal, com atendimento especializado dos acadêmicos de Farmácia, Fisioterapia e Educação Física, além do acompanhamento de servidores municipais das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer (Smel), Educação (Smed) e Cultura.

Neste primeiro momento serão atendidas as Escolas Municipais Carlos João Treis (Vila Paulita), Walmir Grande (Panorama II), José Pedro Brum (CAIC/Maracanã), Ivo Welter (Santa Clara IV) e Waldir Becker (Fachini).  As atividades acontecerão no Campus II da Unipar e as crianças serão transportadas pelo município. “Estaremos proporcionando educação de qualidade e o bom uso do tempo que estas crianças permanecem nas instituições. Só temos a agradecer todo este envolvimento da Unipar, da Smel, da Smed, da Cultura e das escolas que serão beneficiadas”, afirmou a secretária da Smed, Elisângela Batista.

O ato contou com a presença de representantes das escolas municipais envolvidas, dos coordenadores dos cursos e do diretor do campus da Unipar Ângelo Alfredo Sucolotti, das secretárias municipais da Smed e Smel e do prefeito Beto Lunitti.  “Ficamos honrados em ter um projeto envolvendo pessoas interessadas em encantar nossos estudantes. Nosso governo tem um olhar forte e firme quando se trata do atendimento às nossas crianças, pois elas precisam evoluir com conhecimento e inclusão”, disse Beto agradecendo a parceria com a universidade.

Para as diretoras das escolas envolvidas, a oferta de um atendimento especializado em educação física e outras áreas vai somar ao ensino integral já disponibilizado às crianças. A formação em Pedagogia permite a realização de atividades, porém agora as crianças terão especialistas cuidando deste desenvolvimento. Outro destaque foi a preocupação em atender unidades que estão em bairros com mais situações de vulnerabilidade social. “Nossas crianças terão a oportunidade de conhecer outros ambientes, de acessar um esporte e de ter um atendimento de forma integral nestas áreas, além da interação social”, comentou a diretora do CAIC Juliana Aparecida Santos Fretta.  

Parceria com a Unipar

A Unipar está há quase três décadas em Toledo e os cursos parceiros do projeto Escola de Esportes foram implantados há mais de 20 anos, sendo o de Farmácia, com 24 anos, o mais antigo. Educação Física e Fisioterapia fazem 21 anos que oferecem formação no município. “Toledo foi a primeira cidade a receber um campus da Unipar fora de Umuarama. Estamos há quase 30 anos atuando em Toledo e nossa missão é educação. A mantenedora nos dá o suporte e a nós cabe o trabalho, as parcerias com a comunidade. Vamos dar nossa contribuição e queremos somar com a comunidade toledana colocando nossos cursos à disposição”, disse o diretor do campus Ângelo Zucolotti.

Já o professor e coordenador do curso de Educação Física da Unipar, Robson Recalcatti, o atendimento na primeira infância é importante porque é momento da criação dos dos hábitos saudáveis e que vai combater o sedentarismo lá na frente. “Vivemos uma pandemia que é a da Covid-19, mas temos uma outra pandemia que é a obesidade e que se acentuou agora com essa doença. Veja, na maioria dos grupos de risco, com exceção dos idosos, estão pessoas com obesidade e problemas associados ao sobrepeso, como o diabetes e hipertensão”, disse. Sobre a parceria, Recalcatti afirmou que são estas ações que fazem o trabalho valer a pena.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação