Com a chegada do Natal e o aumento na circulação de pessoas por conta das festividades de fim de ano, a administração municipal, por meio do Toledo é + Seguro, propôs ações para dar mais segurança à população. Para tanto, a gestão realizará, em parceria com a Guarda Municipal e as Polícias Civil e Militar, a Operação Natal. A ação consiste em atuações preventivas, com uma maior presença dos agentes nas ruas e o aumento das rondas ostensivas.
De acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Major Christian Guilherme Goldoni, o trabalho se concentrará nos locais de maior aglomeração, com a presença da GM e da PM. Já a Polícia Civil atuará na parte de investigação, levantando os locais com maior incidência de crimes. “A intenção é prevenir e atuar também na prisão dos criminosos que venham a cometer delitos contra pessoas e autuar os promotores de crimes que lesionam o comércio e demais prestadores de serviços em nosso município”, disse.
Goldoni ainda destacou que a operação surgiu em uma conversa com o prefeito Beto Lunitti, o vice Ademar Dorfschmidt e as forças de segurança. “Existe uma preocupação dos nossos gestores em oferecer segurança. Essa iniciativa surge diante do aumento de circulação de pessoas, muitos realizando suas compras de fim de ano, por conta do recebimento do 13º salário e o aumento de valores na praça, em especial na região central e bairros maiores”, destacou.
Para o prefeito Beto Lunitti, ações como esta trazem tranquilidade para os toledanos e quem visita o município. “Temos promovido diversas ações, como o Natal Encantado, em parceria com a ACIT [Associação Comercial e Empresarial de Toledo], e isso atrai pessoas para nosso comércio, inclusive de outras localidades. É papel do poder público atuar para garantir que esses visitantes tenham toda tranquilidade para aproveitar esses momentos de lazer, mas também de compras de fim de ano”, concluiu.
Resultados – A Operação Natal, desencadeada na sexta-feira (01), já apresentou resultados. A Guarda Municipal atendeu uma ocorrência de furto, realizou acompanhamento do autor e conseguiu prender o suspeito e encaminhá-lo, junto com os objetos subtraídos da vítima, à 20ª Subdivisão Policial para os procedimentos.
Fonte: Decom/Pref. de Toledo