Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura de Toledo discute coleta de lixo com empresas prestadoras do serviço

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Foi realizado nesta terça-feira (6), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, um encontro entre a Prefeitura de Toledo e representantes da Vale Norte e da Costa Oeste, empresas que prestam o serviço de coleta de resíduos orgânicos e de materiais recicláveis, respectivamente. O objetivo foi compreender as demandas apresentadas pelas empresas, identificar dificuldades operacionais e definir estratégias para melhorar o atendimento à população.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Lucio De Marchi, o assessor de Governo, Neuroci Frizzo; o diretor técnico-legislativo, Afonso Simch; e a secretária designada do Meio Ambiente, Liliane Dória. Representantes das secretarias do Meio Ambiente e da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos também participaram da conversa. 

Problemas – O principal ponto apresentado pelos representantes das empresas foi o descarte incorreto de resíduos em lixeiras e, principalmente, nos contêineres amarelos e marrons instalados em vias públicas da cidade. Outro problema destacado durante a reunião foi a existência de lixeiras sem identificação, muitas vezes embutidas em muros, além de situações em que o tráfego de veículos dificulta o trânsito dos caminhões de coleta e o trabalho dos coletores.

Entre as definições da reunião está o incentivo para que a população utilize o sistema de coleta de recicláveis porta a porta, com o objetivo de reduzir a sobrecarga dos contêineres amarelos, além da intensificação da coleta em pontos críticos da cidade. Também foram discutidas questões administrativas, como a avaliação da viabilidade de centralização do serviço de limpeza urbana sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA).

Materiais misturados – Liliane, que ocupa o cargo de diretora de Licenciamento Ambiental da SMMA, afirmou que o principal problema enfrentado hoje está relacionado aos descartes irregulares tanto nos contêineres de resíduos orgânicos quanto nos de recicláveis. “As pessoas vêm depositando materiais volumosos nos contêineres amarelos, o que dificulta tanto para quem quer fazer o descarte correto quanto no momento da limpeza desses equipamentos, e isso tem atrapalhado muito o atendimento à população”, comenta a secretária designada, que informou ainda que novas rotas de coleta serão traçadas para otimizar o serviço e facilitar o descarte adequado.

O gerente da Costa Oeste, André Luiz Staffen, destacou a importância de ações de fiscalização e conscientização da população, com informações claras sobre horários e locais de coleta nos bairros. “Dessa forma, o munícipe não precisa se deslocar até os contêineres para fazer a destinação, e com a centralização da coleta nos bairros e datas definidas, o processo tende a facilitar tanto para a população quanto para o serviço”, observou.

André Staffen também reforçou que um dos principais problemas enfrentados é a mistura de resíduos orgânicos com recicláveis, o que inviabiliza o reaproveitamento do material. “Nos contêineres amarelos é encontrado tanto lixo orgânico quanto materiais recicláveis e até móveis, o que impede a separação correta, e muitas vezes todo o material precisa ser recolhido para não manter a cidade suja”, explicou.

Lixeiras altas – O gerente da Vale Norte, José Ferrari, ressaltou a importância da separação adequada entre lixo orgânico, reciclável e volumoso, e apontou ainda dificuldades relacionadas à falta de padronização das lixeiras. “Em alguns casos elas ficam em locais muito altos, exigindo que os coletores subam em grades, além de haver residências sem lixeira. A melhoria nessas condições tende a refletir diretamente na qualidade da coleta”, avaliou.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real