Na manhã desta quinta-feira (8), a Ação Social São Vicente de Paulo foi contemplada com duas emendas parlamentares para manutenção do serviço de assistência social das cerca de 300 crianças e adolescentes – entre 6 e 17 anos – atendidas em contraturno escolar. As emendas foram obtidas pelos deputados Dilceu Sperafico e Sargento Fahur.
A diretora, irmã Luiza Menin, agradeceu o apoio da Prefeitura de Toledo na manutenção da entidade ao longo de sua história e frisou que, nestes 64 anos, aproximadamente 35 mil pessoas foram atendidas pela Ação Social. “É um serviço importante de apoio não apenas às crianças e adolescentes, mas também às suas famílias”, observa.
O prefeito Mario Costenaro ressalta o papel relevante da entidade na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, e adiantou que no segundo semestre será feita uma revisão nos valores que estão sendo repassados, “não somente à Ação Social, mas a todas as entidades assistenciais em nosso município”, assegura.
Costenaro reforçou também o trabalho “sério e responsável desenvolvido pela Ação Social em toda sua história”, reconhece o prefeito, agradecendo à Irmã Luiza pela dedicação ao lado de toda sua equipe no atendimento diário das crianças e adolescentes.
Construção de uma história – “A Irmã Luiza tem um registro, tem todo um trabalho histórico no município, com mais de 64 anos de história, período em que tem feito um trabalho magnífico com crianças e adolescentes também estendido às famílias”, avalia a secretária de Assistência Social, Simone Beatriz Ferrari.
De acordo com a secretária, esses recursos chegam para fortalecer todo esse trabalho “e dar a garantia da continuidade da qualidade do serviço na assistência social, que busca fazer a formação do indivíduo diante das vulnerabilidades pelas quais as pessoas passam. É muito mais do que uma assistência alimentar pontual, é contínua”, frisa.
A assistente social da entidade, Márcia Longen, pontua que a Ação Social tem uma história que se confunde com a própria trajetória da assistência social em Toledo. “Começou em cima de alguma coisa que já existia, que era o assistencialismo mesmo. Porque assim quando reconhecemos as raízes que existem a gente pode construir em si”, analisa. “Se queremos bons cidadãos, se queremos construir, por exemplo, bons políticos, tudo começa na base. Não é só assistencialismo, mas o início da construção de algo maior. O serviço de convivência acessa ferramentas que auxiliam as crianças e adolescentes neste processo”, complementa.
Convênio – O Termo de Fomento Nº 001/2025, assinado nesta quinta-feira, prevê recursos através do Programa Estruturação da Rede de Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O valor total é de R$ 75 mil de emenda do Sargento Fahur e outra de R$ 100 mil do deputado Sperafico.
O vice-prefeito Lucio De Marchi; a secretária de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família, Sheila Delava; e o chefe de Gabinete, Reinaldo Sales, também participaram do encontro.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo