Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura de Toledo apresenta nova política de atendimento ao idoso em reunião na APA

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Secom

A Prefeitura de Toledo realizou, nesta quarta-feira (1º), uma reunião na sede da Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA/Lar dos Idosos) com representantes da entidade e integrantes da administração municipal. O encontro teve como objetivo estreitar o diálogo e apresentar a nova política de atendimento ao idoso que está sendo implementada no município.

Participaram da reunião o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio De Marchi, os secretários Marcelo Marques (Administração), Sheila Maria Delava (Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família), Simone Beatriz Ferrari (Assistência Social) e Márcio Pimentel (Comunicação), além de representantes da APA. O encontro foi intermediado pelo vereador Odir Zóia, que agradeceu a atenção dada pelo prefeito à entidade.

Segundo o prefeito, Toledo está adotando um processo diferenciado na área, unindo as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Humano e Social em um trabalho integrado, com foco pedagógico e em consonância com as diretrizes do Governo do Estado. “Nosso compromisso é com uma gestão voltada para as pessoas. Queremos fortalecer parcerias, assumir nossa responsabilidade social e valorizar o trabalho realizado pela APA, que é fundamental para a comunidade”, avaliou Costenaro.

A secretária de Assistência Social destacou que a proposta vai além do viés assistencial. “Estamos construindo uma política ampla, que envolve saúde, educação e assistência, além de uma nova metodologia de trabalho com o idoso. Já autorizamos a licitação para a construção do novo Certi e Toledo também será contemplada, ainda este ano, com dez bolsas familiares para que cuidadores atendam idosos em casa, reduzindo a necessidade de acolhimento institucional”, explicou Simone, que também anunciou o reajuste de 10% no per capita repassado às entidades. 

Foto: Secom

Com isso, o valor passa a ser de R$ 3.916,70 para as vagas ocupadas e de R$ 2.350,02 para as não ocupadas. Um projeto de lei já foi encaminhado à Câmara para formalizar o reajuste, acima da inflação, garantindo equilíbrio diante dos custos do setor.

Já a secretária Sheila Maria Delava ressaltou a reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, que garantem a manutenção e expansão das políticas públicas voltadas à terceira idade.

O presidente da APA, Marlon Jonas Radons, agradeceu o apoio do município e ressaltou o trabalho voluntário que mantém o Lar dos Idosos ativo. “É um olhar carinhoso da administração para a entidade, que cumpre todas as exigências legais e presta um serviço essencial à comunidade”, salienta.

O secretário da entidade, Edgar Ravache, também elogiou a iniciativa. “A presença do prefeito aqui é muito significativa. Demonstra boa vontade e abertura para o diálogo, algo que era muito difícil na gestão anterior”, comparou.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real