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Prefeitura de Toledo acaba com demanda reprimida do Cad Único

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A Secretaria de Assistência Social (SMAS) de Toledo divulgou essa semana o trabalho desenvolvido nas seis unidades dos centros de referência de assistência social (CRAS) referente ao Cadastro Único para programas sociais. Até o mês de outubro, 8.118 famílias foram atendidas, proporcionando a diminuição da fila de espera para a realização do Cad Único, que era de 3.249 pessoas no final de março de 2023, para 531 pessoas no início de setembro deste ano. 

Ao analisar o número de entrevistas realizadas em cada CRAS e a capacidade de atendimento, a SMAS informa que no momento não existe demanda reprimida. As famílias que procuram atendimento para atualização estão conseguindo agendar entrevistas em um prazo de 15 dias ou menos. Famílias sem Cadastro Único, por meio do Projeto Informar para Direitos, são orientadas sobre programas, serviços e projetos vinculados ao Cadastro Único, bem como os critérios de renda para cada um dos benefícios. Caso sejam perfil de renda, as famílias são encaminhadas para a entrevista e inclusão no sistema. 

A diretora do Departamento de Vigilância Socioassistencial, Rachel Hech, ressalta que “as ações de mutirão realizadas nos territórios, a contratação de assistentes em administração e entrevistadores terceirizados, juntamente com o empenho das equipes de CRAS fizeram com que a fila de espera para a realização do Cadastro Único fosse drasticamente reduzida. Essa redução significa menos espera e mais acesso aos benefícios, proporcionando assim a garantia dos direitos sociais”, frisa a diretora. 

A aposentada Maria Conceição (76) é uma das beneficiárias de programas sociais que todo ano atualiza seu cadastro. “Acho importante [o cadastro], [os benefícios] é pouco, mas ajuda a gente. Pra minha mesa tá garantido. Fiz baixa renda da conta de água e ano passado paguei metade do IPTU, então ajudou bastante. Quando a gente não tinha isso, tinha que ficar fazendo empréstimo, ficando na dívida ou pedindo ajuda na família. Assim pelo menos não precisa pedir socorro pra ninguém”, relata de forma simpática a aposentada, referindo-se à aposentadoria e os demais benefícios que recebe. 

As famílias que se enquadram no CadÚnico devem atualizar o cadastro a cada dois anos ou em caso de mudança de renda ou endereço. Para quem recebe algum benefício, esse cadastro é atualizado anualmente.

Foto: Carlos Rodrigues

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

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