Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeito de Toledo sanciona PL de utilidade pública da Cooarte

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Com a assinatura do prefeito Beto Lunitti, agora oficialmente a Cooperativa de Artesãos de Toledo (Cooarte) é uma utilidade pública do município de Toledo. O Projeto de Lei n° 157, de 2023, de autoria do vereador Gabriel Baierle, que declara a cooperativa de utilidade pública municipal teve aprovação unânime dos vereadores em duas votações. A solenidade de sanção do PL foi realizada nessa quinta-feira, 7, no gabinete do prefeito.

Segundo Lunitti, sendo uma utilidade pública, a Cooarte terá muitos benefícios.  “A assinatura desse PL é muito importante porque promove para a instituição uma série de benefícios. O setor de artesanato é uma ferramenta econômica respeitável para Toledo e uma tradição”.

Para o vereador Gabriel Baierle, é um momento histórico para a Cooarte. “Essa cooperativa faz parte da história de Toledo. É o artesanato desenvolvendo o nosso turismo, quem vem a Toledo se apaixona por essa cidade e ter produtos preparados pela Cooarte para os visitantes levar como lembrança é fundamental para o nosso turismo. É uma honra muito grande ter apresentado e feito a defesa desse projeto na Câmara e ser sancionado pelo prefeito Beto”.

Cooperadas da Cooarte foram recebidas pelo prefeito. Foto Gazeta de Toledo

ARTESANATO PARA O MUNDO – Atualmente a Cooarte participa do Natal Encantando de Toledo e está vendendo os seus produtos na Praça Willy Barth. Artesanato que enfeita não somente as casas de Toledo e do Brasil, mas também da Venezuela, Austrália, Colômbia, Alemanha.

Por essa força cultural, a presidente da Cooarte, Marilene Lessa de Lima, disse que o artesanato precisa voltar para a praça. “Não embaixo de uma barraca, precisamos de uma casa decente. Essa é a minha defesa. Nós merecemos uma casa do artesão a altura de Toledo. Não iremos parar com a utilidade pública municipal vamos trabalhar para sermos utilidade pública do Paraná e quem sabe federal para colocar a Cooarte no patamar que merece”, afirma. Mari agradeceu o vereador Gabriel Baierle, o prefeito Beto Lunitti e o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo.

COOARTE 21 ANOS – Em 2002 nascia a Cooarte, com 22 mulheres, donas de casa e artesãs. Hoje, a Cooarte mantém uma loja no Terminal Rodoviário Alcindo Leonardi, cedido pela prefeitura municipal, agregando em torno de 60 cooperados e cooperadas, que com muita luta e persistência, em um espaço fora do contexto turístico e econômico, fazem um belíssimo trabalho.

Mari disse que fazer arte é terapêutico“, o artesanato faz parte da cultura, mas também é terapêutico, é fomento a cultura, além de gerar renda”.

Uma das artesãs da Cooarte é Mariane Teixeira Melo. Ela que faz artesanato com miçangas, está morando em Toledo há um ano e faz parte da Cooarte há seis meses. “Faço chaveiros, brincos, pulseias, anéis, pingentes para celular. Entrei na cooperativa e comecei a aprender, e isso é muito bom. As feiras da Cooarte me proporcionam um alcance gigantesco e ajuda a divulgar o meu trabalho. A feira na Praça Willy Barth é um espetáculo.  O suporte que a cooperativa me deu não tenho palavras para agradecer. Toledo é uma cidade maravilhosa e minha família se sente segura aqui”.

Prefeito recebeu presentes das cooperadas. Foto: Gazeta de Toledo

PRESENTES – Beto Lunitti ganhou presentes das cooperadas da Cooarte, um deles foram dois terços confeccionados pela dona Maria de Carvalho Tedesque, 93 anos, mãe da Maria Aparecida Tedesque, que disse que é um trabalho maravilhoso “Os terços são feitos de miçangas com uma medalhinha de Nossa Senhora”.

Cheila Regina Rudek também fez questão de entregar um presente ao prefeito.  Foram porquinhos, símbolo de Toledo, feito com massa de biscuit, e produzidos por Mari Lessa de Lima, e tamém uma pequena agenda produzida com materiais reciclados. “Eu fabrico sacolas de papel e de plástico, e transformo os resíduos das sacolas e de caixas de papelão em placas de papel novamente. Essas placas são transformadas em agendas, marca páginas. A minha intenção é sempre colaborar com o meio ambiente. Estou na cooperativa há um ano e sou artesã há mais de 30 anos”.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real