Foto: Divulgação

Toledo vivenciou neste fim de semana o clima de capital estadual da cultura japonesa. As agendas referentes ao 41º Festival Paranaense de Bon Odori começaram na sexta-feira (02), sendo o primeiro compromisso uma visita de cortesia do cônsul japonês em Curitiba, Keiji Hamada, ao prefeito Beto Lunitti. Após a agenda na Prefeitura, a comitiva se dirigiu ao Biopark. A programação teve continuidade durante todo o sábado (03) sendo encerrada com o Festival de Bon Odori.

Diversas lideranças da comunidade nikkei local participaram do momento organizado pela administração municipal. Entre elas estavam profissionais liberais, servidores municipais, entre outras descendentes de famílias japonesas. “Vemos aqui servidores públicos, trabalhadores toledanos de diversas áreas com raízes no Japão e todos contribuem para sermos o município que somos hoje”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin. Também na frente de honra, estava o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. “Tenho uma admiração ímpar pelo Japão, por tudo o que esse país e sua cultura representam em termos de organização e dedicação em fazer bem feito. É uma honra recebê-los”, disse.

Durante a recepção, Lunitti apresentou um pouco da história do município, destacando a produção de alimentos, maior do Paraná, e o desenvolvimento de inovações e tecnologias para este setor. “Toledo é um grande exportador e o que os japoneses consomem lá é feito com muito carinho e cuidado para oferecer produtos de qualidade. Aqui é o Brasil que dá certo”, disse. O cônsul japonês salientou que é a primeira vez que ele visita a região oeste do Paraná. “Vim para o Festival, porém também para conhecer as potencialidades. Agradeço o empenho para a realização do Bon Odori, pois tive informações de que houve muita dedicação para isso”.

Ainda participaram da mesa de honra o deputado estadual Coronel Lee, o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Toledo (Ceato) e representante da Aliança Cultural Brasil-Japão Celso Hissao Thotusi e os secretários municipais Rosselane Giordani (Cultura), Eudes Dallanol (Esportes e Lazer) e Diego Bonaldo (Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico).

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Bon Odori – Em paralelo ao 41º Festival Paranaense de Bon Odori, foram realizadas as atividades do 2º Nippon Bon Odori de Toledo, promovidas pela Associação Cultural e Esportiva de Toledo (Ceato), que completa 60 anos de existência em 2022. A entidade, ao lado do governo municipal e da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, organizou o festival, que recebeu pessoas vindas de várias regiões do Paraná.

A programação do evento, que integrou as comemorações dos 70 Anos de emancipação político-administrativa, foi gratuita. Para tanto, a Secretaria de Cultura realizou investimentos de aproximadamente R$ 60 mil para atender o transporte de artistas, iluminação, locação de tenda e palco, brigadistas, serviços de plantão médico e demais estruturas. 

O público pôde prestigiar apresentações com cantores de músicas japonesas, grupos de taiko, bon odori, cosplays e matsuri dance, além de oficinas de origami e minibana, exposições de haicai, ikebanas, mangás e bonsais, demonstrações de lutas, desfile de cosplays (melhor fantasia) e comercialização de comidas típicas.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo