Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte: CEPEA
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pré-conferências do Plano Decenal do Esporte são concluídas em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Etapa preparatória reuniu propostas da população para orientar a política esportiva do município nos próximos dez anos; Conferência será realizada em 15 de outubro, Foto: Wanderson Schumacher/Secom

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) concluiu as três pré-conferências que integram o processo de construção do Plano Decenal do Esporte de Toledo. Os encontros tiveram como objetivo ouvir a população, identificar necessidades e reunir propostas que possam contribuir para a definição das prioridades da política esportiva do município para os próximos dez anos.

As contribuições apresentadas nas pré-conferências, somadas às sugestões encaminhadas por meio da consulta pública, deverão resultar em um conjunto expressivo de propostas. A expectativa é de que sejam reunidas cerca de 30 propostas por grupo de trabalho, contemplando diferentes modalidades esportivas, públicos e áreas relacionadas ao esporte e ao lazer.

Para o diretor do Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa, Wellington Silveira, que participa da organização do processo, a participação da comunidade é fundamental para que o planejamento reflita as necessidades reais de quem vivencia o esporte no município. “É um momento importante porque conseguimos ouvir o que toda a população tem a dizer, o que ela identifica como necessidade, para que nós, enquanto gestão, secretaria e administração pública, possamos construir uma política pública esportiva que atenda toda a população”, destaca.

Propostas serão preservadas – Com o encerramento das pré-conferências, a Smel iniciará a compilação das propostas apresentadas. Wellington explica que esse trabalho não envolverá alterações no conteúdo das sugestões feitas pela comunidade.

“As propostas serão compiladas conforme as três pré-conferências e a consulta pública. Não faremos nenhuma alteração. Elas poderão ser agrupadas ou aglutinadas conforme o tema, desde que não seja alterado absolutamente nenhum conteúdo. Na conferência, elas serão deliberadas, podendo ser aprovadas ou alteradas conforme o entendimento dos delegados”, explica o diretor.

A metodologia busca garantir que as contribuições apresentadas pela população cheguem à Conferência Municipal preservando o seu conteúdo original, permitindo que os participantes definam coletivamente as prioridades que deverão integrar o Plano Decenal.

Foto: Wanderson Schumacher/Secom

Conferência será em outubro – A próxima etapa do processo será a Conferência Municipal do Plano Decenal do Esporte, marcada para o dia 15 de outubro, a partir das 13h30, no Plenário da Câmara Municipal de Toledo.

Será durante a conferência que as propostas serão efetivamente debatidas e deliberadas pelos participantes. A expectativa da Smel é construir um documento que contemple as diferentes modalidades esportivas e identifique os principais desafios, necessidades e oportunidades para o desenvolvimento do esporte no município na próxima década.

“O plano é o resultado dessa participação social. A pré-conferência é o momento da população falar, apresentar suas propostas, seus anseios e necessidades. Na conferência, é o momento em que ela exerce efetivamente seu papel de participação e controle social, definindo as prioridades que vão contribuir para a construção do plano”, afirma Wellington.

Segundo ele, o objetivo é chegar à conferência com o maior número possível de contribuições, permitindo uma visão ampla sobre o cenário esportivo de Toledo. “Nosso objetivo é ter o máximo de propostas possíveis, que atendam todas as modalidades esportivas, e conseguir identificar onde estão os nossos gargalos, o que ainda está faltando e o que está previsto para acontecer nos próximos dez anos”, acrescenta.

Pensando o esporte para o futuro – O secretário municipal de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso, destaca que a construção do Plano Decenal representa uma oportunidade para Toledo estabelecer uma política esportiva com planejamento de longo prazo, ouvindo diretamente quem participa e vivencia o esporte no município.

“Estamos construindo uma política esportiva pensando nos próximos dez anos e, para isso, precisamos ouvir quem vive o esporte no dia a dia. A participação popular nos ajuda a identificar necessidades, desafios e oportunidades que muitas vezes não estão no nosso campo de visão enquanto gestores. Queremos que este plano seja construído de forma democrática, ouvindo atletas, profissionais, entidades, projetos, famílias e toda a comunidade”, afirma.

Para o secretário, o planejamento deve servir como uma referência para orientar as ações do município no futuro. “É uma oportunidade de pensar o esporte de Toledo para o futuro e deixar um planejamento que possa orientar as ações e os investimentos na área ao longo dos próximos anos, independentemente das mudanças de gestão. Quanto mais representativa for essa construção, mais conectada com a realidade da nossa população será a política esportiva que queremos deixar para o futuro”, completa Polasso.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2829 – 27/08/2026

Cotações em tempo real