Foto: Decom

O Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo, é tema de debates e diferentes interpretações. Porém, é fundamental que todos compreendam que a operação deste espaço exige um olhar especial. Um debate que precisa ser pautado em fatos. 

Nesta série de cinco reportagens, que chega hoje ao fim, reunimos informações essenciais para esclarecer o papel estratégico do aeroporto e os impactos de suas atividades no desenvolvimento de Toledo e região. Cada episódio desta série explora aspectos-chave que abordam a importância do aeroporto para a economia local e os desafios para manter sua regularidade, além das ações em andamento e as perspectivas para o futuro. 

Para acompanhar a série desde o início, confira aqui o capítulo anterior. Em breve, os assuntos abordados durante esta semana serão tratados em vídeos que serão publicados nas redes sociais da Prefeitura de Toledo.

Capítulo 5 – Perspectivas futuras e novos investimentos

O exercício de 2025 consolidará ações estratégicas fundamentais para a recuperação da categoria do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Toledo em garantir que o município continue sendo um importante centro de negócios e logística no Paraná. Este planejamento vai além da sustentação e regularização da operação, pois considera olhar para o futuro e preparar a infraestrutura para atender a uma demanda crescente. 

O objetivo é consolidar Toledo como um polo regional de aviação, com projetos que visam melhorar a conectividade e a competitividade da cidade. Entre os desejos para o futuro, destacam-se três:

1) Expansão do pátio de operações permitirá a movimentação simultânea de até duas aeronaves críticas, melhorando a agilidade e a eficiência na gestão de voos regulares. Com essa ampliação, será possível otimizar o tempo de operação, permitindo que uma aeronave se prepare para decolagem enquanto outra realiza o desembarque de passageiros, reabastecimento e outras operações essenciais no solo. Essa integração das atividades no pátio contribui para a redução de custos operacionais e melhora a experiência dos passageiros, proporcionando maior fluidez nos processos logísticos e aumentando a capacidade de atendimento do aeroporto.

Foto: Decom

2) Reforma e ampliação do terminal de embarque, modernizando as áreas de espera, embarque e desembarque, proporcionando mais conforto e comodidade aos passageiros. Com a ampliação do terminal, será possível aumentar a capacidade de atendimento e otimizar os fluxos de passageiros, garantindo uma experiência mais eficiente e agradável durante o processo de viagem. As melhorias estruturais também fortalecerão o aeroporto como um ponto de conexão estratégico, atendendo à crescente demanda e tornando-o cada vez mais funcional e moderno.

3) Retomada dos voos regulares da Azul Linhas Aéreas entre Toledo e Curitiba, embora seja uma definição da companhia, situação que depende do atendimento das exigências feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), compromisso assumido pela Prefeitura de Toledo está viabilizando. Essa ação estratégica fortalecerá a conectividade regional e expandirá as opções de transporte aéreo de passageiros e de cargas, facilitando o escoamento de produtos. Com a melhoria da infraestrutura local e a ampliação da acessibilidade, esse serviço facilitará o deslocamento entre as duas cidades, além de abrir portas para novos destinos diretos a longo prazo. 

A expansão da malha aérea não só impulsiona o turismo e o comércio local, mas também gera novas oportunidades de viagens para os passageiros, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a integração de Toledo à rede de transportes regional. “Aeroportos precisam estar constantemente se modernizando para atender a demanda e o crescimento do tráfego aéreo, assim como exigências tecnológicas de nossa épica. Em Toledo temos uma estrutura privilegiada em termos de geolocalização, assim como uma meteorologia perfeita para as operações; com certeza, uma estrutura mais robusta atrairia companhias aéreas que operam grandes aeronaves”, comenta Maycon Rogério Nogueira, piloto de aviação executiva formado pelo Aeroclube de Toledo e que atua em parceria com o copiloto Leonardo Graiewska.

A expansão do pátio, a ampliação do terminal, a retomada da operação de voos regulares conectando o Município a Curitiba e a construção de uma nova pista permitirão maior competitividade e conectividade para Toledo, promovendo o desenvolvimento econômico e consolidando a cidade como um hub de aviação no Paraná.

O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destaca que os investimentos planejados para o Aeroporto de Toledo são parte de uma visão de longo prazo, com o objetivo de transformá-lo em um ponto estratégico na aviação regional. “Acreditamos no Aeroporto Municipal de Toledo como um grande fator de atratividade para trazer mais empresas, investimentos e fortalecer as empresas locais, consolidando o desenvolvimento econômico da cidade. Por isso, não vamos medir esforços para avançar nesse modal de transporte, consolidando o aeroporto tanto para o transporte de passageiros quanto para cargas, aproveitando sua posição geográfica e as condições climáticas favoráveis”, salienta.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo