Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Possível caso de intoxicação por ingestão de metanol é descartado em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: SESA

Da Redação

O Diretor de Vigilância em Saúde de Toledo, Junior Palma, informa que o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no município foi descartado após análise laboratorial realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Apesar disso, ele alerta a população sobre os sintomas de intoxicação por metanol: visão turva, dor de cabeça, náusea, tontura e confusão mental — que podem surgir entre 12 e 72 horas após o consumo de álcool adulterado.

Em caso de aparecimento desses sintomas, a orientação é procurar imediatamente um serviço médico, para que a Secretaria de Saúde possa atuar conforme os protocolos. A Vigilância Sanitária também atua com base na Nota Técnica nº 11/2025, da Secretaria Estadual de Saúde, que orienta os municípios quanto ao manejo de casos suspeitos.

“Na sexta-feira, 10, recebemos a notificação do descarte do referido caso, com resultado laboratorial negativo. Conforme o fluxo e protocolo estabelecidos, a amostra do paciente foi encaminhada para análise junto ao Laboratório Central da Secretaria Estadual de Saúde. O resultado, emitido na última sexta-feira, confirmou a exclusão da suspeita de intoxicação por metanol. Aproveitamos para alertar a população sobre os sinais e sintomas associados a casos suspeitos de intoxicação por metanol, que incluem visão turva, dor de cabeça, náusea, tontura e confusão mental. Esses sintomas sugestivos podem manifestar-se entre 12 e 72 horas após o consumo de álcool adulterado. Diante da manifestação de quaisquer desses sintomas após a ingestão de bebida alcoólica, a orientação é buscar atendimento médico com a máxima urgência. A Secretaria de Saúde está preparada para atuar no acolhimento e manejo desses pacientes, seguindo os fluxos e notas técnicas específicas para intoxicação por metanol.”

Junior Palma também enfatiza que a Vigilância Sanitária desempenha papel fundamental na resposta a esses casos, atuando conforme a Nota Técnica nº 11/2025 da SESA, “a qual visa orientar os municípios no manejo de casos suspeitos de intoxicação por metanol”.

CASO

Há uma semana, um caso de possível intoxicação por ingestão de metanol estava sendo investigado em Toledo. A suspeita surgiu após uma pessoa dar entrada, na madrugada de segunda-feira, 6, no Pronto-Atendimento Municipal (PAM), anexo ao Mini-Hospital. Um rapaz de 27 anos apresentava sintomas compatíveis com intoxicação por metanol.

Ao chegar para atendimento, o paciente relatou ter ingerido bebidas alcoólicas durante a tarde do domingo, dia 5, em uma conveniência. Ele informou ainda que os sintomas começaram horas depois, à noite. Na segunda-feira, foi transferido para a Hoesp/Hospital Bom Jesus. A direção da unidade hospitalar informou que a equipe notificou o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox/PR), para que a investigação da suspeita de intoxicação fosse realizada.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2792 – 16/09/2025

Cotações em tempo real