A posse da nova Comissão de ética de Enfermagem do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) ocorreu nessa quarta-feira, 21 de janeiro, reunindo a representante do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), Direção de Enfermagem, gestão hospitalar e profissionais da enfermagem. O momento foi marcado pela ampla participação dos profissionais, reforçando a importância da ética no exercício profissional e na qualidade da assistência.
A presidente do Coren-PR, Ethelly Feitosa Rodrigues Santos, destacou a relevância da comissão no cotidiano institucional.
“Fazia tempo que não tínhamos uma posse com um número tão grande de profissionais. A Comissão de Ética é de grande importância, pois atua como o braço do Coren dentro da instituição, possibilitando que muitas situações sejam resolvidas por meio da conciliação, do diálogo e da orientação”, afirmou.
Segundo ela, a comissão também tem o papel de analisar indícios de denúncias, garantindo o direito à defesa dos profissionais e encaminhando os casos ao conselho quando necessário.
A nova presidente da Comissão de Ética de Enfermagem do HUOP, Alessandra Crystian Eagles dos Reis, explicou que o novo mandato terá como prioridade a condução responsável dos conflitos éticos e o fortalecimento das ações educativas. “A Comissão de Ética tem como objetivo administrar as situações que levam aos conflitos éticos dentro da instituição, analisando os processos existentes e promovendo ações educativas em ética de enfermagem e em ética em saúde”, ressaltou.
Para ela, a ética está diretamente ligada ao cuidado prestado. “A ética não é algo à parte do nosso fazer. Ela é o nosso fazer, porque cuidamos de pessoas, com segurança, respeito e dignidade”. Ressaltou Alessandra.
Para a diretora de Enfermagem, Sara Treccossi, a posse representa um marco institucional. “Pela primeira vez teremos uma comissão formada de maneira robusta, conforme a legislação, considerando o número de profissionais e de leitos, com enfermeiros e técnicos de enfermagem”, destacou.
Segundo ela, a comissão oferece suporte direto à Direção de Enfermagem, atuando com autonomia nos processos éticos e funcionando como um canal direto com o Coren.
Com a nova composição, a Comissão de Ética de Enfermagem inicia suas atividades com a missão de atuar de forma orientadora, educativa e mediadora, fortalecendo a cultura ética no ambiente de trabalho. A expectativa é de que a atuação da comissão contribua para a prevenção de conflitos, para a valorização dos profissionais de enfermagem e para a consolidação de práticas cada vez mais seguras, responsáveis e humanizadas. O trabalho desenvolvido também busca refletir diretamente na qualidade da assistência prestada à população, reafirmando o compromisso institucional com o respeito, a dignidade e a ética no cuidado em saúde.
Fonte: Unioeste/ Maria Klok





