Foto: Divulgação/Secom

Toledo escreveu, na manhã desta sexta-feira (23), mais um importante capítulo da história de seu desenvolvimento científico e tecnológico. Por videoconferência, o presidente do Conselho Administrativo da Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo (Funtec), o prefeito Beto Lunitti, assinou um protocolo de intenção com o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado.

Entre outros pontos, o documento tem o objetivo de fortalecer a articulação entre as instituições, estabelecendo cooperação técnico-científica por meio do desenvolvimento de estudos, projetos e programas voltados à pesquisa tecnológica e científica. “Queremos contribuir com a experiência do Tecpar para o desenvolvimento de ações na área de biodigestores e de geração de energia, bem como com análises laboratoriais. Nossa parceria tem como missão o desenvolvimento regional, com foco na geração de empregos e aumento de renda no Paraná”, observa o diretor-presidente do Tecpar, acompanhado na transmissão pelos diretores de Tecnologia e Inovação (Carlos Gomes Pessoa) e de Novos Negócios e Relações Institucionais (Lindolfo Luiz Junior).

Entre os itens previstos no acordo está o auxílio no desenvolvimento regional, com apoio a ações voltadas para estudos e projetos nas áreas de biodigestores, geração de energia a partir de dejetos de animais (sobretudo suínos), análises laboratoriais e outras atividades como o desenvolvimento do projeto de certificação de orgânicos junto a programas de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar. “O protocolo de intenções é um passo para o conjunto de ações que visam ao incentivo e ao fortalecimento de um ecossistema empreendedor de Toledo, intensificando o desenvolvimento econômico e social por meio da articulação entre governo, academia e setor produtivo. Também tem como objetivo a diminuição das desigualdades, com um olhar para aqueles que mais precisam da tecnologia e das políticas públicas de promoção humana da administração municipal. Neste contexto, a presença do Tecpar é imprescindível, pois o instituto se somará a nós em projetos como o Cidade Inteligente e também aos relacionados a incubadoras e startups que já estão em funcionamento e naquelas que poderão ser implantadas por meio desta parceria”, explica o diretor-executivo da Funtec, Carlos Alberto Nascimento.


Carlos entende que a parceria com o Instituto Tecnológico do Paraná contribuirá significativamente para Toledo tirar do papel grandes iniciativas que constam no plano de governo da atual gestão. “Queremos criar um ambiente dinâmico de inovação, inserir o know-how do Tecpar em projetos grandiosos, como os da área da educação básica, despertando nas crianças o interesse e o encantamento pela ciência, pelo conhecimento. Em vista do Programa Municipal de Inovação, pretendemos, em parceria com entidades da sociedade civil organizada, universidades, Biopark e conselhos municipais, criar o ambiente ideal para o surgimento de grandes ideias que farão a diferença para a promoção social em Toledo”, analisa.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação