Foto: Ulsenheimer

O município de Toledo está recebendo, a partir dessa quarta-feira (11), o “Paraná em Ação”, programa regulamentado pela Lei nº 16.583/2010 que oferece dezenas de serviços gratuitos à população. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), em parceria com a Prefeitura de Toledo, e acontece no Centro de Eventos Deziré Refosco, na Grande Pioneiro (Rua dos Pioneiros, 1789), até sexta-feira (13), sempre das 9h às 17h.

Centenas de moradores de Toledo já foram atendidos nas primeiras horas da manhã dessa quarta-feira. A maior demanda registrada até o momento é pela emissão de carteiras de identidade, serviço que, neste primeiro dia, está sendo oferecido exclusivamente para crianças e adolescentes entre 2 e 17 anos, que precisam do documento para efetivar matrículas escolares.

Entre os beneficiados está Miguel Henrique Sartori, aluno da Escola André Zenere. “É muito bom ter tudo que preciso num só lugar, perto de casa. Se tiver como, vou aproveitar a ocasião para fazer uma segunda via da minha certidão de nascimento e da minha identidade”, relata a mãe de Miguel, Luzia Aguiar de Carvalho. “O interesse dos alunos e de seus pais em relação a este serviço ficou acima da média e focamos nos matriculados em quatro escolas onde os percentuais de alunos sem documento de identidade são maiores”, comenta a secretária da Educação, Dirce Maria Steffens Külzer.

Na quinta e sexta-feira, o serviço será estendido ao público em geral, com a distribuição de 200 senhas diárias. Os interessados devem comparecer com certidões originais ou cópias autenticadas. Todas as CIN emitidas durante o Paraná em Ação serão entregues em até 10 dias úteis no posto local do Instituto de Identificação do Paraná.

Foto: Ulsenheimer

Outros serviços – Além da emissão de documentos, o “Paraná em Ação” oferece outros serviços essenciais. Entre eles, assessoria jurídica com a possibilidade de realização de exames de DNA, solicitação da Carteira de Autista, além da inclusão em programas sociais da Copel e da Sanepar. Também estão presentes as Polícias Civil, Penal e Militar, o Corpo de Bombeiros, a Companhia Habitacional do Paraná (Cohapar), o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (Ceim) e o Departamento de Trânsito (Detran/PR).

A equipe do Nota Paraná também está disponível para prestar esclarecimentos sobre o programa. “A ideia do Paraná em Ação é facilitar a vida da população, que pode buscar mais de 20 serviços que estão sendo oferecidos no local. Alguns destes, como a emissão de documentos de identidade e o atendimento a imigrantes, se referem a questões importantes para Toledo e convido as pessoas a prestigiarem o evento para resolverem pendências que aguardam uma solução”, comenta o assessor da Seju, Paulo Henrique Motta Vieira.

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) está realizando consultas gratuitas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Já a unidade local do Senac realizou, somente na manhã do primeiro dia, serviços de depilação facial e design de sobrancelhas. O Observatório Social de Toledo também é um dos participantes do evento.

Governo municipal – O Município de Toledo, por meio de suas secretarias, está presente com diversas atividades e serviços para a população. “Assim que a administração municipal tomou conhecimento desta atividade e dos benefícios que ela acarretaria à comunidade, entramos em contato com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e buscamos informações sobre como poderíamos receber um ‘Paraná em Ação’ em Toledo. Seguimos todas as instruções e, há cerca de dois meses, fomos informados que tínhamos sido contemplados com o evento e, a partir de então, formamos um grupo de trabalho com servidores de várias secretarias, a quem quero agradecer pelo empenho e parabenizar pelo resultado que já estamos obtendo”, pontua a chefe do Gabinete do Prefeito, Fabiana Trento.

A Secretaria da Saúde, por exemplo, está oferecendo orientações sobre saúde bucal, informações sobre combate à dengue, sessões de auriculoterapia, verificação de sinais vitais (pressão arterial e índice glicêmico), estratificação de idosos, atualização cadastral de saúde, distribuição de materiais informativos e aplicação de vacina contra o Influenza (basta levar a carteirinha e documento com foto).

Já a Secretaria da Educação ficou responsável pelo transporte dos estudantes da rede municipal até o local do evento, pela organização da lista de alunos (devidamente autorizados pelos pais) que estão fazendo as carteiras de identidade, além de disponibilizar mesas de competição de robótica. A criançada tem seu espaço, com brinquedos infláveis, cama elástica e pintura facial, organizados pela Secretaria de Esportes e Lazer – os “baixinhos” também poderão também se entreter com atividades educativas do Detran/PR (jogo de tabuleiro e imersão com óculos de realidade virtual) e exposição de objetos e veículos que fazem parte do dia a dia das forças de segurança.

Foto: Ulsenheimer

A Secretaria de Assistência Social prestará orientações sobre programas e benefícios socioassistenciais, além de realizar agendamentos para o Cadastro Único (CadÚnico) e impressão de Folhas Resumo. A Secretaria da Cultura enriquecerá o evento com apresentações artísticas no encerramento de cada dia, sempre às 16h.

A Agência do Trabalhador local está intermediando entrevistas para o preenchimento de vagas de emprego e dando orientações sobre elaboração de currículos e preparação para entrevistas. A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, por meio da Guarda Municipal e do Deptrans, confeccionará e renovará credenciais para idosos e pessoas com deficiência, além de oferecer orientações sobre segurança viária e promover ações educativas por meio da Patrulha Maria da Penha.

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente está orientando a população sobre o descarte correto de resíduos, fará a distribuição de mudas frutíferas e realizará 38 castrações de cães e gatos previamente agendadas. O Departamento de Desenvolvimento Habitacional prestará informações sobre os programas habitacionais e abrirá novos cadastros.

A Secretaria de Políticas Para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) está realizando a distribuição de material informativo sobre campanhas de sensibilização e enfrentamento a violações de direitos, além de disponibilizar os recursos da Central de Libras para o atendimento a pessoas surdas. A pasta tem atuado também em consonância com órgãos estaduais em questões relacionadas a imigrantes e mulheres em situação de violência doméstica, contando com o apoio, neste caso, do Ônibus Lilás da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

Além disso, a Ouvidoria-Geral está disponível para atender a população em relação aos serviços públicos municipais (pedidos, críticas, sugestões e elogios). O Procon/Toledo, por sua vez, tem dado orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor, agendando atendimentos para registro de reclamações.