Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ponte estaiada da grande Pioneiro com JJ Muraro

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Está em fase final a maquete da maior ponte que Toledo terá: a tão aguardada ponte estaiada, que ligará a Avenida Maripa (Grande Pioneiro) à Avenida JJ Muraro.

Com aproximadamente 230 metros de extensão, a obra não atenderá apenas ao transporte de veículos de todos os portes, mas também contará com passagens exclusivas para pedestres, ciclistas e veículos elétricos de duas rodas.

Tudo indica que será um dos grandes marcos da cidade, consolidando-se como o novo cartão-postal de Toledo, ao lado do já consagrado Parque Diva Paim Barth.

Prefeitura designa novo responsável pelo departamento de indústria e comércio

Como adiantei ontem nesta coluna, a Prefeitura de Toledo publicou nesta quarta-feira (17) a Portaria nº 613/2025, que designa Rodrigo Cristiano Oliveira de Souza para responder pela Direção do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Espera-se que a pasta ganhe mais dinamismo, oferecendo respostas efetivas aos setores que geram emprego, movimentam a economia e sustentam a produção do município. Mais do que isso, que consiga resgatar a realização de grandes eventos, que têm ficado para trás. Até agora, o que se vê é a incerteza: o Inovameat não saiu, a ExpoToledo não avançou e pairam dúvidas até mesmo sobre os tradicionais shows de fim de ano e de Natal.

Pedro Varela é convocado para assumir cadeira na Câmara de Toledo

A Câmara Municipal de Toledo oficializou, nesta quarta-feira (17), a convocação do ex-vereador Pedro Varela (PP) para retornar ao Legislativo. Ele assume a vaga aberta após o falecimento do vereador Luís Fritzen, que ocupava o cargo como 1º suplente, em substituição a Jozimar Polasso – atualmente licenciado para exercer a função de secretário municipal de Esportes.

Com 822 votos obtidos nas eleições municipais de 2024, Varela era o 2º suplente do Partido Progressistas (PP) e agora retorna ao plenário. O ato de convocação foi publicado pela Mesa Diretora da Câmara, em cumprimento ao Regimento Interno.

Especial Dia do Gaúcho na Gazeta

Neste sábado, 20 de setembro, data em que celebramos o Dia do Gaúcho dentro da Semana Farroupilha, o programa Gente & Poder recebe duas presenças especiais:
👉 Ariton Ferreira, propulsor das comemorações,
👉 Gilmar Dellavale, a grande voz do nativismo e tradicionalismo.

📌 Ao vivo, das 8h às 9h, na Gazeta.
Não perca essa homenagem às raízes, à cultura e à tradição gaúcha!

Quando o parecer se transforma em peça de defesa

O Parecer Jurídico nº 223/2025, sob a justificativa de resguardar o devido processo legal, assemelha-se mais a uma peça de defesa travestida de opinião técnica. Longe da imparcialidade que se espera, apresenta excesso argumentativo, chegando a soar como uma “declaração de afeto” em favor dos representados.

A imputação de que membros do Conselho de Ética teriam se apropriado de documentos públicos beira à leviandade: tais documentos já eram de acesso geral, não havendo como qualificá-los como “provas clandestinas”. Tal interpretação, além de infundada, gera grave distorção jurídica.

Da mesma forma, a tentativa de anular integralmente a representação com base em suposta ilegitimidade ativa e em vícios sanáveis revela-se desproporcional. A legislação é clara ao permitir que qualquer cidadão noticie fatos, e o excesso de formalismo, nesse caso, apenas encobre a análise do mérito das acusações.

Quanto à suspeição e ao impedimento do relator, trata-se de questão plausível, mas mal desenvolvida no parecer. Se havia dúvida quanto à imparcialidade, caberia tratá-la de forma objetiva e processualmente adequada, e não a utilizar como fundamento para invalidar todo o procedimento.

Em síntese, o parecer apresenta contradições e evidente viés favorável aos representados. Importa lembrar que se trata apenas de uma manifestação opinativa, sem força vinculante, que não deve substituir a deliberação do Conselho. Assim, o mais adequado é que o colegiado desconsidere tais excessos e dê regular prosseguimento ao processo.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2790 – 28/08/2025

Cotações em tempo real