Por Fernando Braga

Uma apreensão de entorpecentes ocorrida nesta quinta-feira (17/12), em Londrina, contou com a participação de uma equipe do 19º Batalhão, sediado em Toledo. Ações ostensivas em todo o Estado estão sendo reforçadas pela PM com a realização da Operação Pronta Resposta, que conta com um contingente formado por militares de todas as regiões do Paraná.

Uma equipe do 19º BPM, que integra o contingente de 160 policiais militares dispostos em pontos estratégicos do Estado, realizava patrulhamento durante a madrugada de hoje, quando abordou um veículo suspeito em Londrina. Ao fazer busca minuciosa, os policiais encontraram escondidos no interior do console central do carro, uma porção contendo dezenas de pinos com substância análoga a cocaína. Após diligências realizadas em conjunto com a ROTAM do 6° BPM, foi localizada outra grande quantidade de entorpecente, totalizando 1,8 kg da droga, fracionada em mais de 2mil pinos, além de 400 g de maconha também distribuídos em porções.

Ao ser questionado, o condutor do automóvel informou que estaria comercializando a droga na cidade de Londrina. Ele foi preso, juntamente com uma mulher que o acompanhava. Com eles, os militares encontraram R$ 2 mil em espécie.

Operação Pronta Resposta

A Operação Pronta Resposta está sendo desencadeada pelo Subcomando Geral da PMPR e por equipes táticas para fazer frente ao crime organizado. A aplicação é feita com base no planejamento estratégico da Polícia Militar, com informações obtidas pelo setor de Inteligência da Corporação, de forma a dar pronta resposta caso aconteça alguma ação crítica.

Assim que necessário, os policiais militares prontamente farão bloqueios e barreiras em todo o Paraná para prender os criminosos. Estão sendo desenvolvidas ações de combate ao tráfico de drogas, contrabando, furtos e roubos entre outros delitos, com o emprego de equipes da ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel) e da RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial).

De acordo com o Capitão Nairo, da Comunicação Social do Comando Geral da PMPR, a operação consiste em ações coordenadas, que visam fortalecer o apoio aos destacamentos mais distantes, com os grupos táticos agindo onde houver necessidade de um reforço.

A exemplo deste reforço, temos o apoio prestado por militares de Toledo que se encontram na região de Londrina, bem como equipes da RONE que se deslocaram de Curitiba para atuar na região de fronteira, no Oeste do Paraná.

Prevenção

As equipes policiais estão operando para coibir a prática de crimes e para evitar que no Paraná ocorram ações como as que recentemente aterrorizaram os moradores de Criciúma (SC) e de Cametá (PA), durante assaltos a bancos no início do mês. Uma das finalidades da Operação Pronta Resposta é prevenir esse tipo de assalto no Estado e repelir as quadrilhas que promovem esses ataques, conhecidos como “novo cangaço”.

Para isso, a Polícia Militar está operando de forma planejada em pontos distintos, que vão desde as rodovias estaduais a centros urbanos, passando por regiões de mata, rios e lagos, e principalmente nas fronteiras do Oeste paranaense, por onde entram diversos ilícitos em território nacional, que depois alcançam outras localidades do País.

Veja abaixo o vídeo enviado pela Comunicação Social da PMPR com o resultado da apreensão feita em Londrina pelas equipes da ROTAM/6º BPM e do 19º BPM: