Por Fernando Braga

Uma movimentação entre equipes da Polícia Federal está acontecendo nesta sexta-feira (30), durante a preparação para a fiscalização das Eleições 2022 na região Oeste do Paraná. A fim de impedir possíveis infrações no pleito, estão sendo mobilizados os contingentes das delegacias de Cascavel, Guaíra e Foz do Iguaçu.

Como nas eleições gerais de 2018, a PF estará com equipes vigilantes para evitar possíveis irregularidades e agir, se necessário, para coibir transgressões à segurança do processo eleitoral. No último pleito, agentes da Delegacia de Polícia Federal de Cascavel utilizaram drones em Toledo e outras cidades da região para identificar suspeitos, placas de veículos, transporte ilegal de eleitores para os locais de votação, boca de urna e compra de votos.

Em ações como essa, as imagens captadas pelas câmeras dos drones são enviadas para equipes em solo, que se deslocam para realizar as abordagens aos veículos e às pessoas suspeitas.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O monitoramento da PF em municípios da região Oeste já começa a ser feito neste sábado (01) e por isso algumas equipes foram despachadas hoje, como explica o delegado da DPF/Guaíra, Dr. Mário Cesar Leal Junior. Ele esclarece que todas as zonas eleitorais de sua área de circunscrição, correspondentes a 13 zonas em 31 cidades, receberão ao menos uma equipe. De acordo com o Dr. Leal, “são aproximadamente 70 policiais federais atuando na Operação Eleições 2022 em nossa área”.

Quanto à fiscalização realizada pela DPF/Cascavel, que inclui Toledo em sua jurisdição, além de outras cidades do Oeste e algumas do Sudoeste paranaense, as equipes também estão sendo mobilizadas. À Gazeta de Toledo, o porta-voz da delegacia, policial federal Escobar, informou que “teremos equipes em Capanema, Planalto, Realeza, Toledo, Santa Izabel, Bela Vista, Pérola do Oeste, Ampére, Santo Antônio do Sudoeste, Bom Jesus do Sul, Barracão e Pinhal de São Bento”.

A Operação Eleições 2022 também conta com a atuação da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.