A Câmara Técnica de Energias e Sustentabilidade, integrada ao Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) vai apresentar durante a reunião de trabalho, no dia 07 de outubro, algumas estratégias para o novo momento. Além de uma preocupação com o desenvolvimento e a sustentabilidade energética regional, a CT aposta na ampliação de parcerias e na fomentação da pauta que é decisiva para o desenvolvimento e a criação de oportunidades e negócios. A ampliação de parceiros também é meta para o novo ciclo de trabalho.

O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento Rainer Zielasko destaca que o momento é propício para a retomada dos trabalhos e ampliação das parcerias. “Discutir e fomentar a suficiência energética e a sustentabilidade é um fator primário e de extrema importância. O trabalho da CT é elogiável e deve promover uma importante evolução nesta nova fase”, conclui Zielasko.

Rainer Zielasko ressalta a importância do tema e que o momento é próprio para esse avanço. “Observar oportunidades, incentivar pesquisas e fomentar ações que possam estabelecer a Região Oeste como um território com amplo potencial e com plenas condições para novos projetos, empreendimentos e geração das mais variadas formas de energia e sustentabilidade”, descreve o presidente.

O coordenador da CT de Energias e Sustentabilidade, Rafael González, destaca que o propósito de retomada e ampliação dos trabalhos está direcionada para a construção de uma visão integrada de gestão ambiental e visão energética que a Região Oeste precisa para seu amplo desenvolvimento. “A nossa principal missão é tornar o Oeste do Estado em um celeiro de oportunidades em energias renováveis. Essas possibilidades vão muito além de empreendimentos, mas abrange o incentivo para pesquisa, construção de agendas e o fortalecimento de projetos que possam promover essa pauta tão importante”, ressalta Rafael González.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Um importante trabalho já foi realizado, mas depois de um período sem grandes avanços, o coordenador acredita que a retomada dos trabalhos será decisiva para fortalecer a Região. “Temos muitas iniciativas fluindo, mas o esforço agora é para tornar essa bandeira de forma prioritária e fundamental. A missão é elevar a região como referência não apenas na pesquisa, mas na produção de oportunidades. Para isso precisamos de parceiros estratégicos que possa articular de forma conjunta todas essas possibilidades. Estamos falando da energia solar, também da energia biogás e biometano que podem perfeitamente substituir o diesel em veículos. Isso cria um ambiente de inovação tecnológica, porém de forma sustentável”, explica o coordenador.

CONTRIBUIÇÃO HISTÓRICA – Formada por uma série de representantes de vários setores, a Câmara Técnica de Energias e Sustentabilidade têm em seu histórico o desenvolvimento de um plano energético que traçou um diagnóstico de todo o sistema de energia da Região Oeste. “Esse estudo é a base do que vamos desenvolver nesta etapa, já que leva em consideração tanto as falhas energéticas que temos como também todo o potencial de produção de energias renováveis”, completa Rafael González.

Fonte: Assessoria de Comunicação do POD