Ouro Preto. Foto: Carlos Rodrigues

Por Marcos Antonio Santos

A Câmara de Vereadores de Toledo irá analisar uma nova data para a realização de um plebiscito para que os moradores de Ouro Preto e Sol Nascente possam decidir se querem que as localidades se transformem em um novo distrito. Poderão participar do plebiscito os eleitores regularmente inscritos nas seções 277 (Ouro Preto) e 279 (Sol Nascente) da Zona 75 do Município de Toledo.

O Projeto de Resolução Nº 14/2022 da Câmara Municipal de Toledo que propõe transformar as localidades de Ouro Preto e Sol Nascente em distrito tem como principal objetivo elevar a comunidade a uma condição administrativa mais autônoma, visando proporcionar uma melhor organização dos serviços públicos e maior desenvolvimento local. A transformação em distrito permitiria a Ouro Preto receber mais recursos e investimentos diretamente, além de facilitar a implementação de infraestrutura e serviços essenciais, como saúde, educação e segurança.

A proposta visa atender às demandas da população local, que busca maior representatividade e melhorias nas condições de vida da comunidade. A transformação também pode atrair mais investimentos para a área rural, beneficiando o crescimento econômico e a qualidade de vida dos moradores.

A criação de um distrito pode trazer mais investimentos em áreas como saúde, educação, transporte e saneamento para Ouro Preto.

SEM AUTORIZAÇÃO – O Projeto de Resolução já foi aprovado e seria realizado um plebiscito no mesmo dia das eleições municipais, 6 de outubro, já estava tudo certo com o chefe da 75ª Zona Eleitoral da comarca de Toledo, mas segundo o vereador Beto Scain (MDB), a Justiça Eleitoral não autorizou. “Estava tudo alinhado para fazer no mesmo dia das eleições, conversamos com o Frederico Amorim, tivemos uma reunião com ele dentro das comissões da Câmara e para ele não teria problema nenhum, fizemos um ofício solicitando a realização no dia da eleição. O Frederico enviou esse ofício, uma cópia, para a Curitiba, na Justiça Eleitoral de Curitiba, e veio a resposta não autorizando a fazer no mesmo dia, que poderia talvez ficar meio confuso para as pessoas que iriam votar para prefeito, vereador, e acabou não acontecendo nesse mesmo dia”.

Ouro Preto. Foto: Carlos Rodrigues

NOVEMBRO – O vereador confirma que já está se alinhando agora para provavelmente no mês de novembro realizar com as comunidades de Ouro Preto e Sol Nascente o plebiscito que irá decidir se as localidades se tornarão um distrito. “Estamos encaminhando para Câmara de Vereadores a solicitação da nova data para o início de novembro. Na verdade, acabou dando esse imprevisto que a Justiça Eleitoral de Curitiba não autorizou fazer no mesmo dia alegando que poderia causas duvidadas para os eleitores”.

BENEFÍCIOS – A mudança poderá facilitar o acesso da população local a recursos públicos e representar melhor seus interesses dentro da administração municipal. Caso seja aprovado, o novo distrito pode ter maior autonomia e reconhecimento dentro da estrutura política de Toledo.

PLEBISCITO – A votação será realizada por meio de cédula única impressa, contendo os seguintes questionamentos: I – concorda com a criação de novo distrito?; II – concordando com a criação de novo distrito, qual deveria ser o nome do distrito?: a) Ouro Preto do Guaçu; b) Ouro Preto do Paraná; c) Ouro Preto do Sul; ou d) Ouro Preto de Toledo.

Atualmente o munícipio de Toledo tem 10 distritos. São eles: Concórdia do Oeste, Dez de Maio, Dois Irmãos, Novo Sarandi, Novo Sobradinho, São Luiz do Oeste, São Miguel, Vila Ipiranga, Vila Nova e Bom Princípio do Oeste.