Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Plantio de soja em Toledo sofre com a ausência de chuvas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

O plantio da soja em Toledo começou neste mês de setembro. O zoneamento agrícola indica que essa é a época ideal para iniciar o preparo do solo e o plantio das sementes de soja na região.


Jean Marie Ferrarini, engenheira agrônoma do Departamento de Economia Rural (Deral) do Núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do município de Toledo, afirmou que a área destinada ao plantio de soja na região de Toledo é de 490 mil hectares. No entanto, apesar da liberação para o plantio desde o dia 1º de setembro, não está sendo possível realizá-lo devido à seca. “Não há umidade nenhuma, o produtor não deve plantar. É necessário esperar por chuvas e chuvas abundantes. Está difícil até para fazer o manejo fitossanitário, então devemos aguardar. O vazio sanitário existe para controlar a ferrugem asiática, que é uma doença da soja. É um período em que não pode haver plantas de soja vivas na lavoura. Podemos plantar soja até 30 de dezembro, mas este plantio só pode ser efetuado quando houver ocorrência de chuvas, caso contrário, teremos problemas”, explicou.

Normalmente, os produtores aguardam as primeiras chuvas do mês para garantir uma boa germinação das sementes e evitar prejuízos com a falta de umidade no solo. A expectativa para 2024 é que o plantio siga o ritmo tradicional, com a janela principal se estendendo até meados de outubro.


Segundo Jean Marie, o prazo para o plantio da soja começou no dia 1º de setembro e pode ser estendido até o final de dezembro. “Para a região de Toledo, os meses de setembro e outubro são os melhores, porque no ano que vem já entra o milho safrinha. Temos que aguardar a chuva, até para preparar a terra, mas assim que chover já podemos iniciar o plantio”, afirmou.

A soja é uma das principais culturas da região, contribuindo significativamente para o Valor Bruto da Produção (VBP) agrícola de Toledo. O VBP da soja no município, segundo dados da Seab, foi de R$ 503.404.071,28, representando um aumento de 157% em comparação com 2021/2022, que foi de R$ 196.508.003,67. A produção alcançou 230.584 toneladas, cerca de 230% a mais em comparação com a safra anterior, que foi de 69.201 toneladas.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2787 – 08/07/2025

Cotações em tempo real