Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PL que declara Cooarte de utilidade pública municipal é aprovado

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Nessa terça-feira, 28, foi um dos grandes dias da história da Cooperativa de Artesãos de Toledo (Cooarte). O Projeto de Lei n° 157, de 2023, que declara a cooperativa de utilidade pública municipal teve aprovação unânime em segundo turno durante a 2ª sessão suplementar. Na segunda-feira, 27, o projeto foi aprovado em primeiro turno durante a 41ª sessão ordinária. O PL é de autoria do vereador Gabriel Baierle (União Brasil).

Baierle disse que a Cooarte é um marco na história de Toledo. “E conseguimos agora essa valorização para que a cooperativa tão importante para Toledo possa ter benefícios junto ao setor público”.  

21 ANOS – No ano de 2002 nascia a Cooarte, com 22 mulheres, donas de casa e artesãs. Hoje, a Cooarte mantém uma loja no Terminal Rodoviário Alcindo Leonardi, cedido pela prefeitura municipal, agregando em torno de 60 cooperados e cooperadas, que com muita luta e persistência, em um espaço fora do contexto turístico e econômico, fazem um belíssimo trabalho.

O objetivo da Cooarte é de trabalhar em formato de cooperativismo e a geração de renda, aprendizado e colocar no mercado produtos de qualidade que atendam a demanda do município e região.

Sede da Cooarte no Terminal Rodoviário. Foto: arquivo pessoal

JUSTIFICATIVA – Uma das justificativas do PL que declara de utilidade pública a cooperativa é pela busca do desenvolvimento integrado e sustentável. Tarefa que passa pela capacidade de integração entre artistas plásticos, artesãos e a comunidade num todo, na busca de ações de inovação que gerem a inclusão social, e emancipação social, proteção ao meio ambiente e crescimento do potencial econômico, bem-estar e qualidade de vida.

E ressalta ainda que a cooperativa confecciona produtos de crochê, tricô, patchwork, bordados, pintura em tecido e tela, reutilização de matérias recicláveis, móveis com madeira de demolição, fibra de bananeira, chinelos personalizados, tiaras, brincos, pulseiras, souvenirs de Toledo de várias modelos, pratos decorados, artigos de época (Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais), entre outros, e que somam os mais de 500 produtos diferentes confeccionados pelas cooperadas e cooperados da Coorte.

De acordo com Baierle, o PL foi apresentado por entender que a cooperativa faz parte do movimento de atração turística para Toledo. “O que seria de nós sem os artesãos da cidade para levar a cultura e as artes produzidas aqui para outros municípios. Pessoas que visitam Toledo procuram por um souvenir para levar de lembrança produzida aqui nessa cidade maravilhosa. A Cooarte faz parte dessa história e da arte de Toledo. E também é um modo de valorização do trabalho de cada uma de vocês. A Cooarte é mais um exemplo de sucesso do cooperativismo”.

Vereador Gabriel Baierle. Foto: assessoria

O vereador disse que pretende apresentar ainda o PL de utilidade pública na Assembleia Legislativa do Paraná. “Para que possamos ter a Cooarte como utilidade pública Estadual e que tenha acesso também aos recuos, por exemplo, do Nota Paraná. As utilidades públicas têm grande importância quando tramitam na Câmara e quando se tornam legislações, inclusive no acesso a recursos que hoje precisam desse projeto”, afirma Gabriel Baierle.    

COOARTE – A presidente da Cooarte, Marilene Lessa de Lima, disse que o objetivo de a cooperativa ter entrado com o pedido de utilidade pública foi conseguir ter acesso as leis de incentivo de uma forma mais rápida. “E o principal objetivo agora é encaminhar a utilidade pública em âmbito do Paraná para termos acesso ao Nota Paraná. E também é nosso objetivo entrar com um projeto para solicitar um carro para que possamos ter mais condições de participar das feiras e das festas do interior, e, claro, usufruir de tudo que um título de utilidade pública irá oferecer para nós”.

Mari acompanhada de Alice. Foto: arquivo pessoal

Segundo Mari, as cooperadas estão muito felizes com a honraria, e os trabalhos não param. “Já estamos trabalhando para realizar no mês de março de 2024, a 3ª Feira Regional de Artesanato, que irá acontecer no Lago Municipal. Além da nossa participação todos os dias no Natal Encantado de Toledo, na Praça Willy Barth. Estaremos também no aniversário dos 71 anos do município, no Lago. A cooperativa tem participado de vários eventos e feiras, sempre que temos oportunidades estamos presentes. Receber esse título de utilidade pública será importante para nós e vamos conseguir encaminhar todos os nossos projetos”, afirma Marilene Lessa de Lima.           

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real