Foto: DPF/Foz do Iguaçu

Além de exposições e palestras educativas, os novos cães já apreenderam mais de 345kg de droga

A Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu recebeu dois cães policiais farejadores para integrar a unidade do canil nas atividades de repressão aos crimes transfronteiriços na região da tríplice fronteira.

Nascidos em fevereiro de 2022, Nico e Naruto são cães policiais da raça pastor alemão, irmãos de ninhada e crias do programa de cães de faro da Polícia Federal. Foram escolhidos pelos policiais do canil após uma semana de seleção em Brasília, onde foram submetidos a diversos testes que avaliou a adaptação às exigências necessárias ao trabalho característico da fronteira.
Após a chegada na unidade, os dois novos cães policiais tiveram uma boa adaptação, não só a estrutura disponível de moradia e treinamento como também ao trabalho. Em uma das fronteiras mais movimentadas da América do Sul, os novos integrantes da PF demonstraram disposição e desenvoltura, se adaptando ao grande movimento de pessoas e veículos, elevados níveis de ruídos e grande volume de fiscalização.

Os dois mais novos farejadores da tríplice fronteira já participaram de diversas operações, vistorias e buscas nos mais variados tipos de locais. Além disso, também se fizeram presentes em eventos, como a Corrida da Polícia Federal em Curitiba, e palestras educativas que a PF realiza nos diversos municípios em que atua.

Uma prova da intensidade de trabalho de Nico e Naruto são os números de apreensões por eles realizados. Em pouco mais de três meses já são mais de 345 quilos de entorpecentes apreendidos em diversas ações da PF ou apoiando as ações de outras forças de segurança.
Com a chegada de Nico e Naruto, as ações com os cães policiais serão intensificadas, principalmente em pontos estratégicos, como rodoviárias, aduanas, aeroporto e fiscalizações nas principais rodovias da região.

Foto: DPF/Foz do Iguaçu

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu