Equipes da PF estiveram em Toledo para efetuar buscas e cumprir mandados de prisão. Foto: Polícia Federal de Foz do Iguaçu

Policiais federais cumpriram, nesta terça, mandados de busca e prisão em três Estados; duas pessoas foram presas em Toledo

Por Fernando Braga

A Polícia Federal esteve em Toledo nessa terça-feira (14) dando cumprimento a mandados de prisão e de buscas durante operação que investiga uma quadrilha responsável por fornecer para outros Estados matéria-prima utilizada na produção da droga sintética popularmente conhecida como Ecstasy.

Os policiais vieram da Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, responsável pela investigação. Sob o comando do Delegado Vinícius Ferreira, a Operação Blue Tuesday* foi deflagrada pela manhã visando desarticular um grupo criminoso que vinha atuando a partir das cidades de Foz do Iguaçu e Toledo para enviar drogas da fronteira com o Paraguai para outros pontos do País.

A investigação perdurou por aproximadamente 06 meses e durante este período a Polícia Federal conseguiu identificar alguns criminosos que atuavam no Oeste paranaense recebendo as substâncias cafeína e clobenzorex na fronteira com o Paraguai, e providenciando o transporte para outros Estados através de carros e caminhões, com as substâncias escondidas na estrutura dos veículos, com o fim de ludibriar as fiscalizações dos órgãos de segurança pública.

O ilícito era transportado em caminhões e em outros veículos para chegar a outros Estados. Foto: Polícia Federal de Foz do Iguaçu

A apuração iniciou após uma apreensão ocorrida em 11 de junho deste ano na cidade de Céu Azul, ocasião em que foram encontrados aproximadamente 135 quilos de cafeína e clobenzorex acondicionados em sacos plásticos no fundo falso de um caminhão e preso uma pessoa em flagrante delito. A partir deste momento foram realizadas diversas diligências investigativas e colhidos elementos de informação que possibilitaram a identificação da associação criminosa que, conforme apurado, já estava atuando neste transporte ilícito há pelo menos um ano.

Segundo a Polícia Federal, a substância clobenzorex é de uso proscrito no Brasil e está na Lista F2 – Substâncias Psicotrópicas da Portaria 344/98, de 12 de maio 1998, ANVISA e a cafeína está na Lista III da Portaria 240, de 12 de março de 2019 – Ministério da Justiça e Segurança Pública e seu comércio e distribuição é fiscalizado pela Polícia Federal. Ambas substâncias são comumente utilizadas para elaboração da droga conhecida popularmente como ecstasy ou “ecstasy paraguaio”.

No total, 10 policiais foram às ruas para dar cumprimento a dois mandados de busca e apreensão e 03 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu. Além da cidade de Toledo, também foram expedidos mandados para cumprimento nas cidades de Santo Antônio de Jesus (BA) e Goiânia (GO).

Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico internacional de drogas, capitulados nos artigos 33 e 35, c/c, art. 40, I, da Lei 11.343/06 e ficarão a disposição da Justiça Federal.

Como saldo da operação, foram efetuadas 2 prisões, em Toledo, e apreendidos dinheiro, celulares e um veículo utilizado para transportar os ilícitos.

*O nome da operação “Blue Tuesday” faz alusão a sensação de depressão após o uso de ecstasy.

Assista no vídeo abaixo, o pronunciamento do Delegado Vinícius Ferreira, que esteve em Toledo comandando o operação: