OPERAÇÃO IMPORTUNUS 5 – Ao longo dos últimos cinco dias, equipe integrada entre Policiais Federais, Policiais Civis (TIGRE e GOA), Policiais Militares (BPFron) e Militares das Forças Armadas (Exército Brasileiro) realizaram a destruição de cinco portos clandestinos estabelecidos às margens do Lago de Itaipu, na Zona Rural de Guaíra-PR, fronteira com o Paraguai.
Esta foi a quinta etapa para retomada destes pontos estratégicos, enfatizando a convergência de propósitos das forças de segurança locais em acoar as organizações criminosas da região.
O trabalho contemplou o levantamento georreferenciado e a destruição de áreas utilizadas pela criminalidade através de rotas fluviais no Lago de Itaipu para a prática de tráfico de drogas, tráfico de armas, contrabando e descaminho.
Considerando que esses portos clandestinos são construídos em áreas de proteção ambiental (mata ciliar do Lago de Itaipu), os respectivos proprietários foram identificados e medidas afins à legislação ambiental poderão ser tomadas contra aqueles que permitirem a ocorrência de crimes em sua propriedade.
Veja a seguir como é feita a destruição de um porto clandestino.
Fonte: Comunicação Social do BPFron