Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pessoas com mais de 40 anos já podem tomar sua segunda dose de reforço contra Covid em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Seguindo a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Toledo inicia, a partir desta semana, a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 para pessoas com mais de quarenta anos. A Secretaria de Saúde do município foi informada, na tarde de segunda-feira (20), sobre a nova fase da vacinação para combater o coronavírus (Sars-Cov-2). O imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município durante o horário de atendimento de cada local. 

De acordo com informações do Departamento de Vigilância em Saúde, pouco mais de 11 mil toledanos com idade variando entre 40 e 49 anos fizeram o primeiro reforço. “Destes, aproximadamente 8,5 mil já têm o intervalo de quatro meses, orientado pelo Ministério da Saúde entre uma dose e outra, e já podem procurar o imunizante na unidade mais próxima da sua casa”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno. 

Orientações – A segunda dose de reforço era indicada somente para pessoas acima de 60 anos há alguns meses. No último dia 4 de junho, o Paraná iniciou a aplicação para o público com 50 anos ou mais. A mudança anunciada pelo Ministério da Saúde para pessoas com mais de 40 anos atende a um pedido feito pelo Estado no mês passado, solicitando a ampliação desta nova etapa de vacinação para outras faixas etárias.

A Nota Técnica/MS orienta que a nova dose deve ser aplicada com vacinas da plataforma de mRNA (Comirnaty/Pfizer) ou vetor viral (Janssen ou AstraZeneca). Mulheres grávidas ou puérperas devem receber preferencialmente o imunizante da Pfizer, e, caso não haja disponibilidade, poderá ser utilizada a vacina CoronaVac. As orientações também são válidas para pessoas imunocomprometidas.

Para receber este reforço vacinal, é necessário que a dose anterior tenha sido aplicada há mais de quatro meses. Também é importante comparecer à unidade de saúde mais próxima de casa portando documento de identidade com foto, CPF, Cartão SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2799 – 15/11/2025

Cotações em tempo real