Pesquisas duvidosas: Os institutos corretos X fraudulentos

    Os últimos serão os primeiros?

    Esta expressão, na verdade, é bíblica e encontra-se em alguns textos do Novo Testamento. Claro que na política não vamos usar a “palavra” para as sacanagens de alguns institutos picaretas de pesquisas, mas me remete a uma análise dos atuais fatos políticos de Toledo.

    Os últimos serão os primeiros? I

    Finalmente, vi no TSE dois registros de novas pesquisas para a cidade de Toledo e fiquei feliz por não serem daquele instituto do “piá-pançudo”. O primeiro se chama Instituto VÉRITAS, que irá entrevistar 385 pessoas e bancou a pesquisa. Confesso que o desconheço por completo, mas como profissional, fiz a minha investigação e os resultados obtidos já nos remetem a dúvidas. Explico: A sócia proprietária é atuante do PT de Cascavel e em sua página social, aparece ligada a vários nomes aqui de Toledo.

    Os últimos serão os primeiros? II

    Já o segundo Instituto, que se chama Excelência Pesquisa e Consultoria LTDA, é de Toledo, possui seu CNAE devidamente registrado no CONRE4 (J3172) e fará uma pesquisa com 600 entrevistados. Confesso que conheço os trabalhos já realizados pela empresa, e suas metodologias aplicadas são de inteiro teor. Sem dúvidas! É fácil comparar: basta entrar no site do TSE e confrontar os conteúdos dos questionários e das AMOSTRAS (distribuição), além da parte “legal”.

    Os últimos serão os primeiros? III

    Falando em seriedade e responsabilidade em levar a público a verdade sobre as opiniões públicas, um estudo feito pela Dra. Sandra Kleinschmitt, Pesquisadora Social e Consultora Política, e Giulia Cauduro, estudante de Ciências Sociais, apontou que a maioria dos Institutos de Pesquisa não possui registro no CONRE.

    Esse levantamento feito sobre as pesquisas eleitorais registradas no Estado do Paraná, focou as empresas que prestam esse tipo de serviço e a regularidade destes institutos junto aos órgãos competentes. Vou verificado se elas possuem registro no CONRE (Conselho Regional de Estatística da 4ª Região – PR/SC/RS) e se possuem no seu CNPJ, o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica) como atividade 73.20-3-00 (Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública). Sua maioria atua de forma iregular e isso, pressupõe fraude. Vejam os resultados:

    Bolsonaro valoriza servidor de carreira

    Aqui em Toledo a atual administração deu os devidos valores aos servidores de carreira, nomeando vários a cargos de 1º, 2º e 3º escalões. Da mesma forma e visão, o presidente Jair Bolsonaro também tem essa inteligência de nomear servidores técnicos, e não políticos, desde que assumiu a presidência.

    Bolsonaro valoriza servidor de carreira I

    Nessa semana ele indicou o servidor Carlos Manuel Baigorri para integrar o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ele é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília.

    Bolsonaro valoriza servidor de carreira II

    É servidor de carreira da Anatel desde 2009, onde atualmente é superintendente de Controle de Obrigações. Na Anatel, Baigorri, também ocupou os cargos de superintendente-executivo e superintendente de Competição, além de chefe da Assessoria Técnica. Baigorri foi aprovado em sabatina pelos parlamentares na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e agora o nome do economista segue para a sanção presidencial.

    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    Facebook
    Twitter
    Youtube
    Instagram