Visualizar a saúde de forma multidisciplinar é um senso que deve ser apurado nos profissionais desde o início de suas carreiras. Pensando nisso, a Universidade Paranaense (Unipar), se destaca por práticas diferenciadas e que contribuem para os acadêmicos desenvolverem essa habilidade.
Um exemplo recente ocorreu no campus de Toledo, por meio da disciplina de Extensão, aplicada para alunos de enfermagem do 1º ao 4º período, pela professora Glacy Jaqueline da Silva.
Ela propôs aos estudantes a construção de um questionário, para identificar problemas enfrentados no dia a dia. O formulário foi disponibilizado para a comunidade acadêmica e contou com mais de 250 respostas, entre elas, as mais citadas foram o estresse, a ansiedade e o cansaço. “A partir desse diagnóstico, decidimos agir de forma integrada: levantamos plantas medicinais da região Oeste do Paraná com potencial terapêutico para esses sintomas”, explica.
Os alunos elaboraram cartilhas de plantas medicinais, descrevendo as propriedades, formas de uso, receitas e contraindicações de cada uma, distribuídas na Universidade. “Desde a infância ouvimos falar sobre chás e sua aplicabilidade, com informações repassadas por nossas avós e mães. Com o passar dos anos, esses hábitos acabam se perdendo. Por isso, aprender também no meio acadêmico sobre essa forma natural de tratamento é tão interessante. Sou muito grata por ter participado desse projeto de extensão”, afirma a acadêmica Vanessa Dalla Barba, do 3º período de Enfermagem.
Após a produção das cartilhas, o curso de Enfermagem firmou uma parceria com o curso de Agronomia, e construíram, juntos, um canteiro de plantas medicinais, dentro da Unipar. “Mais do que um projeto, essa vivência mostrou na prática o conceito de “One Health” — ou Saúde Única, que em palavras simples significa entender que a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do ambiente estão profundamente conectadas”, finaliza a professora, Glacy da Silva.
Fonte: Unipar