Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pesquisa do Procon aponta até 294,29% de variação em material escolar

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Procon de Toledo divulgou nesta sexta-feira (05) o resultado da pesquisa realizada no comércio local entre todas as empresas que trabalham com material escolar: como livrarias, papelarias ou que comercializam de alguma forma esses produtos. A tabela com o resultado da pesquisa aponta itens que chegam a variar 294,29% entre o menor e o maior preço praticado.

Antes do levantamento dos dados, o Procon emitiu um ofício circular para a ciência de todas as empresas. Aquelas que demonstram o interesse em participar do comparativo estão identificadas nominalmente na tabela divulgada pelo órgão. Clique aqui para conferir o resultado.

“Fizemos uma lista dos principais materiais utilizados pelos estudantes, como lápis, borracha, apontador… e relacionamos na tabela para que as pessoas possam consultar o melhor preço. Esta é a forma de podermos contribuir com a comunidade neste período de volta às aulas, pois desta maneira ficará mais fácil planejar as compras do material escolar”, explicou o coordenador do Procon, Wellington de Oliveira.

O ofício circular foi enviado no final do mês de janeiro e a pesquisa foi realizada nos dias 01 e 02 de fevereiro. A verificação é realizada por um fiscal, que leva em consideração o preço etiquetado dos produtos em cada loja. 

A coordenação do órgão está satisfeita com a adesão das empresas que permitiram a divulgação da listagem de produtos e preços. 

Wellington também diz ser fundamental que as pessoas fiquem atentas à descrição dos produtos, como por exemplo o número de matérias e a quantidade de folhas em cada caderno. Para que o consumidor adquira aquilo que realmente precisa e possa planejar as suas compras com base na necessidade real. 

“É importante lembrar os consumidores que os produtos vendidos no comércio local podem ser adquiridos por preços acessíveis e com o diferencial de serem vistoriados pelo Inmetro, atendendo as normas de segurança exigidas no Brasil e que levam em consideração a saúde dos nossos filhos, como por exemplo produtos que não tenham toxinas ou componentes que possam causar danos a pele das crianças. Essa pesquisa é para demonstrar a grande variação de preços e que é bem mais vantajoso que adquirir produtos em outros países”, frisou o coordenador.

O resultado da pesquisa de preços está disponível no site do município (www.toledo.pr.gov.br) na página do Procon. 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real