A Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II), no oeste do estado, recebeu do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, menção honrosa pelo trabalho desenvolvido no tratamento da enfermidade, onde foram destacados o “compromisso com a saúde pública, inovação, replicabilidade e os impactos positivos gerados para as pessoas em privação de liberdade, em consonância com os pilares do Plano Nacional pelo fim da Tuberculose como Problema de saúde pública entre os anos de 2021 a 2025, bem como o alinhamento aos princípios do Programa Brasil Saudável”.
Tal menção é fruto do destacado trabalho desenvolvido pela Polícia Penal do Paraná (PPPR) na unidade penal no tratamento e acompanhamento de pessoas privadas de liberdade (PPL), demonstrando comprometimento e empenho de toda a equipe de gestão da PEF II, e em especial da coordenação do setor de assistência à saúde.
A PEF II se destaca pelos programas de atenção à saúde desenvolvidos. Tendo uma característica de alojar PPL com idades mais avançadas, possui atualmente 140 custodiados considerados pessoas idosas, sem prejuízo daquelas que possuem alguma enfermidade crônica como hipertensão arterial e diabetes, onde 260 PPL realizam o acompanhamento mensal com os profissionais de saúde, com recebimento de medicações fornecidas e acompanhamentos, além de realizar aproximadamente 50 consultas médicas por semana no interior de suas dependências.
“Vemos diariamente as ações desenvolvidas pelos profissionais e pela gestão. É um trabalho sério, de muitos anos, que agora colhe seu devido reconhecimento”, frisou o coordenador regional da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo.
Para o diretor da PEF II, o policial penal Marcos Lopes: “a assistência básica à saúde é um dos pilares do processo de reintegração social, a qual a Polícia Penal do Paraná tem em suas atribuições. Para isso, somente o compromisso da gestão aliada a uma equipe profissional competente podem trazer resultados expressivos como os conseguidos até o momento”, destacou.
Em relação à menção honrosa e o trabalho desenvolvido, o enfermeiro Cassiano Ricardo Franco, coordenador do setor de assistência à saúde da PEF II, destaca que: “são 11 anos de história neste trabalho. Desde 2014, quando passamos a desenvolver o trabalho no setor de assistência à saúde, e no decorrer do período, fomos ajustando continuamente os protocolos de atendimento, sempre com apoio do Ambulatório de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, da equipe de Gestão, Segurança e demais técnicos administrativos da PEF II”, enalteceu.
A PEF II também desenvolve projetos de atividades físicas para pessoas idosas, com acompanhamento do setor de saúde. Cerca de 40 internos realizam atividades físicas supervisionadas no interior da unidade, sempre utilizando materiais reaproveitáveis e de construção própria. Esta atenção integral à saúde resulta em menos internações, deslocamentos para escoltas e economiza recursos públicos do Sistema Único de Saúde, garantindo assim um grande benefício para toda a sociedade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Penal do Paraná