Pela primeira vez, todos os profissionais que atuam no terminal do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho participaram de uma capacitação específica em segurança da aviação civil, conhecida pela sigla em inglês AVSEC (Aviation Security). A formação, promovida pela Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco), foi concluída na última sexta-feira (19) e marca um salto de qualidade na preparação técnica da equipe.
Com carga horária de 40 horas, o curso foi ministrado por uma empresa homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e segue um programa internacionalmente reconhecido. O objetivo é capacitar profissionais da aviação civil em procedimentos de segurança que abrangem desde a prevenção contra atos ilícitos até a proteção de cargas e passageiros.
A formação, exigida para aeroportos com operação regular, garante maior preparo diante de riscos e alinha estes espaços às normas internacionais de segurança. Durante as aulas, realizadas entre os dias 8 e 19 de setembro, os participantes tiveram contato com 12 módulos de conteúdo. Entre eles, “Introdução à segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita”, “Noções básicas de credenciamento”, “Controle de acesso e inspeção de pessoas e bagagem de mão”, “Identificação de armas químicas, armas biológicas e explosivos”, além de tópicos sobre medidas de segurança aplicadas a passageiros, aeronaves, bagagens, cargas e correios.
Ao final do treinamento, os servidores passaram por avaliação e todos foram aprovados, fazendo jus à certificação oficial. O resultado não apenas reforça a qualificação do time que atua no Aeroporto de Toledo, mas também consolida o cumprimento das normas internacionais de segurança.

Entre os alunos do curso estava o servidor Marcos Junior Chabovski, que trabalha há mais de 6 anos no aeroporto. Ele destaca a abrangência desta iniciativa, aplicada a todos os servidores públicos que atuam no espaço, representando uma oportunidade sem precedentes. “Há anos, eu não era convidado para participar de treinamentos aqui no aeroporto. Fiquei muito feliz quando soube que todos os servidores, sem exceção, seriam contemplados com esse curso. Ele não só me atualiza sobre questões de segurança, como também me faz sentir mais valorizado e integrado à equipe”, comenta.
Este é o mesmo entendimento do diretor do Aeroporto de Toledo, Vinícius Ayres. “A inclusão de todos os servidores no curso AVSEC reflete nossa política de valorização da equipe e da capacitação contínua. Cada colaborador é essencial para manter o ambiente seguro e eficiente, e o conhecimento técnico é o principal pilar para o bom desempenho das atividades”, analisa
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thiago D’Arisbo, salienta que o Aeroporto de Toledo está prestes a receber investimentos robustos, o que exigirá uma atualização contínua em todos os aspectos operacionais e de segurança. “O Aeroporto de Toledo tem um grande potencial para se tornar um hub de transporte regional ainda mais relevante, e para isso estamos trabalhando em novos investimentos que impulsionarão sua infraestrutura”, pontua.
Segundo o secretário, com os investimentos previstos, todos os requisitos do aeroporto estão sendo revistos e melhorados para atender com excelência às exigências de segurança e operação. “A qualificação dos nossos servidores é parte central desse processo. O curso AVSEC é apenas um dos passos de uma transformação maior, que prepara Toledo para novos desafios com segurança e excelência”, salienta.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo