Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR. Foto: Gabriel Muniz

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), entidade representativa da cadeia de produção de peixes de cultivo no país, enviou ofício à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, solicitando apoio para habilitação dos frigoríficos de peixes de cultivo no Brasil para exportação à União Europeia.

“Já estamos no terceiro ano de suspensão das exportações de peixes de cultivo, especialmente de tilápia e seus subprodutos, decorrente de não conformidade em barcos de pesca que em nada diz respeito à piscicultura”, disse o presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros, em nota divulgada à imprensa na quarta-feira (17).

O dirigente destacou que a piscicultura não tem como intervir na pesca para que atenda às não conformidades nos seus respectivos barcos. Dessa forma, “solicitamos empenho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta importante ação, atuando junto ao órgão de sanidade da União Europeia para que vistorie e libere as plantas de peixes de cultivo no Brasil”.

Fonte: Peixe BR