Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pediatra enumera 5 dicas para proteger as crianças do calor excessivo do verão 

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O verão tem sido marcado por fortes ondas de calor, com sensação térmica chegando a 40°C, o que pode trazer questões de saúde para as crianças, como desidratação, queimaduras e problemas gastrointestinais. 

Segundo o pediatra Dr. Gabriel Farias da Cruz do Hospital Icaraí, em Niterói, a recomendação médica é de atenção especial diante de temperaturas tão elevadas e de tanto calor.

“É importante beber bastante líquido, fazer o uso do protetor solar indicado para a idade da criança e manter a hidratação corretamente, além da alimentação equilibrada”, explica o médico que também é membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A seguir, o especialista separou algumas dicas: 

1 – É necessário priorizar locais fora da incidência direta dos raios solares (sombras), evitar o período crítico de exposição ao sol (das 10h às 16h) e utilizar protetor solar (o recomendado é de FPS 30+).

2 – A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que seja utilizado o protetor solar a partir dos 6 meses, lembrando sempre de atentar-se para as especificações e escolhendo produtos de uso infantil e hipoalergênicos. 

3 – É necessário manter a criança sempre hidratada, de preferência com água. É adequado também priorizar alimentos leves, frutas e sucos naturais. 

4 – As frutas são bastante ricas em água e eletrólitos, podendo sim contribuir para a hidratação das crianças. Os sorvetes também contribuem para a taxa hídrica diária (quantidade total de líquidos ingeridos ao longo do dia), porém esses produtos podem conter ingredientes não tão adequados como: açúcares em excesso e corantes. É interessante dar preferência aos picolés naturais da fruta. 

5 – Vale lembrar também que no verão é muito importante proteger as crianças da exposição a insetos, já que é uma época em que aumenta o número de arboviroses (doenças causadas por insetos, como a dengue, por exemplo). Além disso, qualquer sinal como febre, dor no corpo, vômitos, diarreia e hipoatividade (quando a criança fica mais quietinha, sonolenta), merece avaliação médica. 

“Vamos cuidar bem das nossas crianças e aproveitar o que tem de melhor na estação mais esperada do ano, que é o verão”, diz o médico

Fonte: Lilian Lopes

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2803 – 23/01/2026

Cotações em tempo real