O produtor rural que atua na pecuária leiteira em Toledo receberá a partir deste ano, um acompanhamento da produção por meio da Assistência Técnica e Gerencial (AteG). Conforme divulgado pelo Sistema Faep/Senar-PR, o projeto-piloto visa melhorar a produção agropecuária, aumentar a rentabilidade do negócio e promover o desenvolvimento sustentável. Durante dois anos, a propriedade rural receberá essa assistência especializada.
Na preparação dos trabalhos deste projeto-piloto, o Sindicato Rural de Toledo, parceiro local do projeto, enviou a secretária executiva, Tatiane Lodi, e a mobilizadora do Senar, Edivania da Silva, para um treinamento realizado em Curitiba. Além da metodologia, o treinamento abordou o planejamento anual da AteG, perfil do produtor, composição da turma de participantes, a realização do encontro de sensibilização, entre outras questões organizacionais que envolvem também as contratações dos técnicos de campo e supervisores técnicos.
Em Toledo, a turma será formada por 25 a 30 produtores rurais que desenvolvem a pecuária leiteira. Eles terão assistência personalizada, com visitas mensais à propriedade. Para cada um, haverá um plano de trabalho que visa contribuir com a formação técnica do produtor e a gestão operacional da propriedade, com foco na eficiência produtiva. O projeto prevê identificar os pontos fortes e fracos da atividade naquela propriedade rural para estabelecer
estratégias de crescimento. A AteG do Sistema Faep, em parceria com o Sindicato Rural de Toledo, será oferecida gratuitamente aos pecuaristas de gado leiteiro. A previsão é de que as atividades sejam realizadas a partir do segundo semestre deste ano.
Fonte: SRT