Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Participação de Toledo na Expo Dubai termina com surpresa e boas perspectivas de negócios

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Fernando Braga

A presença de Toledo na Expo Dubai 2020, a maior feira de negócios do mundo, está chegando ao fim. Depois de uma proveitosa participação no evento que reuniu 191 países, a comitiva toledana está regressando com muito conhecimento, contatos – no Brasil e no exterior – e prospecção de negócios na bagagem.

A empresária Anaide Holzbach, da Maxicon Sistemas, que integrou a comitiva representando a Acit (Associação Comercial e Industrial de Toledo), foi a primeira a partir e já está a caminho de Toledo. O secretário Diego Bonaldo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Deseco), cumpriu agenda em Dubai nessa sexta-feira (13) e em seguida foi para o aeroporto pegar o voo para o Brasil. Paulo Victor Almeida, Victor Donaduzzi e Ana Luiza Donaduzzi, do Biopark, têm outros compromissos e permanecerão por mais tempo nos Emirados Árabes Unidos, regressando somente no domingo (17).

Foram reuniões, palestras, rodadas de negócios e encontros dentro do Paraná Business Experience, que possibilitaram aos toledanos promover a cidade e todas as potencialidades que Toledo possui, aproveitando também para explorar as oportunidades de comércio com outros países. Os compromissos incluíram reuniões com potenciais investidores e compradores, na companhia do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do diretor-geral da agência de fomento Invest Paraná, Eduardo Bekin, e do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Fernando Igreja.

Aprendendo com a expertise dos países africanos

Uma das oportunidades aproveitadas por nossos representantes foi o Global Business Forum Africa (GBFAfrica), um evento que serviu, entre outras coisas, para os árabes mostrarem a capacidade de investimento e para os países africanos mostrarem a experiência de negócios que tiveram com os países árabes.

Participaram do evento o presidente e CEO da Câmara de Comércio de Dubai, Hamad Buamim, e o Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho Executivo do Emirado. Mais de 20 palestrantes, entre eles o Sultão Ahmed Bin Sulayem, CEO da multinacional de logística DP World, e o presidente da República Democrática do Congo, Félix-Antoine Tshisekedi Tshilombo, apresentaram visões estratégicas sobre a região e ideias para incentivar o comércio internacional.

Para o diretor de Negócios do Biopark, Paulo Victor Almeida, o GBFAfrica conseguiu disseminar tendências e ações que estão sendo tomadas para a realidade da África, mas que podem ser incorporadas em qualquer outro ambiente.

“A palestra sobre a DP World, por exemplo, mostrou como os Emirados Árabes Unidos veem os países em desenvolvimento e os cuidados que eles devem ter para receber os seus investimentos. Essa visão combina muito bem com o objetivo do Paraná Business Experience, que atuou para fortalecer o relacionamento das empresas com o Governo do Estado. Sem falar na atuação da Invest Paraná, que está abrindo este mercado, nos ajudando a compreendê-lo e estabelecendo focos de ações”, ressaltou o diretor do Biopark.

Registro do secretário Diego Bonaldo com Paulo Victor Almeida e Ana Luiza Donaduzzi, do Biopark, durante a participação no GBFAfrica, na Expo Dubai.

Toledo, a BRF e uma boa surpresa

Além dos encontros e rodadas de negócios, a delegação toledana realizou visitas estratégicas, como a que Diego Bonaldo fez na quinta-feira (14) ao Porto de Jebel Ali, o maior do Oriente Médio. Enquanto os diretores do Biopark estiveram reunidos com representantes de outros parques tecnológicos, o secretário da Deseco foi conhecer a estrutura do porto que, localizado em Dubai, recebe mercadorias do mundo inteiro, incluindo as commodities e demais produtos brasileiros.

Bonaldo relatou à Gazeta de Toledo que toda a estrutura foi planejada para atrair investimentos e facilitar a instalação de empresas estrangeiras que queiram operar no porto. Existem “free zones”, áreas livres, onde as mercadorias entram sem precisar pagar impostos. O que há, de acordo com ele, é a cobrança de uma taxa de 5%, que equivale ao nosso ICMS. “Eles operam sem impostos, sem restrição de moeda e sem restrição de mão de obra, o que atrai investimentos estrangeiros”, informa o secretário, que complementa: “a liberdade de negócios é muito grande”.

Embora seja enorme, o porto está em expansão, e foi concebido dessa maneira para que as empresas se instalem lá. Nesse aspecto, os árabes se empenham tanto, que abandonaram a própria língua para facilitar a atração de estrangeiros: no Porto de Jebel Ali, praticamente só se fala Inglês.

Esse conhecimento é importante para que o gestor da pasta de Desenvolvimento Econômico de Toledo conheça a infraestrutura e o ambiente de negócios do Oriente Médio. Dessa forma, poderá auxiliar empresas do município que planejem negociar com os países árabes e participar das tratativas com empresas de fora que poderão vir a se instalar em Toledo.

Durante sua visita ao Porto de Jebel Ali, Diego Bonaldo soube que o Paraná é um dos estados brasileiros que mais exportam para lá, tendo como destaque as carnes de boi e frango, celuloses e grãos. Entre outras informações, o que chamou a atenção foi a importância que tem para os árabes as exportações da BRF. Isso foi salientado por algumas autoridades que acompanhavam a visita guiada ao porto, mas não foi o único momento que a companhia foi mencionada.

Em uma das passagens mais marcantes para a comitiva toledana, ocorrida dois dias antes da visita ao porto, a unidade da BRF de Toledo foi especialmente lembrada durante o encontro com autoridades da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB). O secretário-geral da Câmara, Tamer Mansour, conversava com Anaide Holzbach e Diego Bonaldo, quando mencionou a importância dos produtos Sadia e da planta de Toledo para a alimentação dos povos árabes. Quando a empresária perguntou se ele conhecia Toledo, Tamer Mansour surpreendeu em bom Português: “[há um bom relacionamento com a cidade, não só por ter um] povo amigo, mas também com toda a história que ela tem com o mundo árabe através da planta da Sadia, sem dúvida nenhuma. A gente tem orgulho realmente de falar que Toledo é bem mais conhecido do que vocês pensam, aqui nos países árabes”.

Confira no vídeo abaixo a conversa da empresária Anaide com o secretário-geral da CCAB e o momento em que Bonaldo entrega a Mansour uma publicação com os dados e imagens da cidade de Toledo:

Muitos investidores estrangeiros demonstraram interesse pelas oportunidades apresentadas pelos integrantes do Paraná Business Experience. As comitivas do Egito e dos Emirados Árabes Unidos iniciaram negociações com a C.Vale. Os Emirados Árabes também despertaram entusiasmo pelo leite em pó dos Campos Gerais depois que a prefeita de Carambeí apresentou as cooperativas e a produção leiteira da região. O prefeito de Foz do Iguaçu, além de proporcionar capacitação aos operadores de turismo iguaçuenses, aproveitou para se reunir com os diretores da Companhia Aérea Emirates e iniciar tratativas para estabelecer voos entre Foz e Dubai.

Da mesma forma, a comitiva de Toledo promoveu a cidade no Oriente Médio e junto aos representantes europeus que participaram da feira internacional, além da prospecção de negócios que realizou. São oportunidades como essa que permitem a vinda de recursos para o município e podem abrir as portas para nossos empreendedores alcançarem novos negócios.

Veja também:

>> Toledo participa de rodada de negócios na Expo Dubai

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real