Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Parque Ecológico Diva Paim Barth terá novo visual com instalação de três chafarizes no Lago Municipal

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Diva Paim Barth terá novo visual com instalação de três chafarizes no Lago Municipal. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

O cartão-postal de Toledo, o Parque Ecológico Diva Paim Barth, onde está localizado o Lago Municipal, ganhará nos próximos dias três chafarizes que estão sendo instalados nas águas do lago.

Um deles, que já possui uma estrutura pronta e há anos não funcionava, está quase totalmente consertado e fica próximo à Usina do Conhecimento.

Os outros dois serão instalados em diferentes pontos: um ficará na parte central do lago – perto da árvore de Natal – e o outro na extremidade contrária, em direção ao horto florestal.

A instalação dos chafarizes está sendo realizada pelo empresário Beto Ignácio, da Casa da Pistola e das Bombas, com o auxílio de seu colaborador Elói Ferrari. Para acessar as águas do lago, eles estão utilizando um bote inflável cedido pelo Corpo de Bombeiros de Toledo.

Elói e Beto. Foto: Gazeta de Toledo

SISTEMA – O chafariz utiliza a própria água do lago, e o sistema não funcionará de forma contínua e esse é um dos pontos que ainda estão sendo ajustados.  A proposta é programar o funcionamento da bomba para as manhãs e, novamente, nas primeiras horas da noite, até por volta das 20 horas.

Já está em fase de testes a nova estrutura de esguichos d’água. Além de aerar e melhorar a qualidade da água, o sistema promete se tornar mais uma atração visual e ponto de encontro para quem frequenta o lago.

PROJETO – O plano é instalar três chafarizes no lago municipal para oxigenar a água, melhorar a estética com iluminação noturna e criar um ambiente mais agradável, especialmente para as festas de fim de ano. A instalação tem a colaboração da Secretaria do Meio Ambiente. Além disso, poderá ser implementada a limpeza regular da superfície do lago para remover lixo flutuante.

“Eu estou contribuindo com a mão de obra, revisão e doação de bombas; a Secretaria está cuidando da parte de encanamento. Acredito que todos precisam se dedicar, porque o lago é um espaço muito frequentado por nós e merece ter uma aparência agradável. Outro detalhe: seria interessante estudar uma forma de manter o lago mais limpo. Enquanto eu trabalhava, percebi que há muito lixo — pacotes, cascas e outros resíduos — flutuando na água. Talvez uma vez por semana, ou uma vez por mês, pudesse passar um barquinho recolhendo esse material da superfície. Fica muito feio ver plástico e sujeira boiando. Nosso propósito é transformar a aparência do lago, deixá-lo mais bonito, principalmente agora, com a chegada do Natal e do Ano-Novo. Esse chafariz que já está ali funcionando aproveita uma estrutura antiga. Quando liguei a bomba pela primeira vez, saiu muita sujeira preta, provavelmente resíduo da tubulação, porque fazia muitos anos que estava desativado. Reativei o sistema e fiz com que tivesse quatro jatos de água laterais e um central mais forte. Os outros dois chafarizes serão semelhantes, mas cada um terá sua própria bomba independente”, explica Beto. O primeiro chafariz já está praticamente concluído. Agora falta apenas construir a base de sustentação para os outros dois equipamentos. Os outros dois estão em fase de planejamento e necessitam de bases de sustentação.

Chafarizes voltam a funcionar no Lago Municipal. Foto: Gazeta de Toledo

COLABORAÇÃO – Há vários anos, o empresário Beto atua de forma voluntária, oferecendo mão de obra e equipamentos em benefício do município de Toledo.

“Estou fazendo esse trabalho porque realmente tenho vontade. Quando eu ainda estava na Prefeitura, já percebia que havia muita coisa a ser feita, mas o tempo era curto. Agora, com um pouco mais de tranquilidade, estou aproveitando para contribuir de forma voluntária, em ações pontuais que considero importantes. Não é um trabalho fácil — as bombas são pesadas e o dia termina cansativo —, mas é gratificante”.

Natural de Toledo, Beto morou por uma década nos Estados Unidos e retornou ao Brasil com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de sua cidade. “Quando era criança, meus pais plantavam arroz aqui, nesse mesmo lago, e voltar para cuidar desse lugar tem um valor sentimental muito grande para mim. Faço isso por amor à cidade, sem nenhum interesse pessoal. É uma forma de retribuir. Fico feliz em ver os chafarizes funcionando, como o da Praça do Japão, o da Cascata João Leonardo, o da Fiasul e outros pontos que já ajudei a revitalizar. Acho que todos nós deveríamos ter esse mesmo cuidado com Toledo — doar um pouco de tempo e trabalho para deixá-la mais bonita e bem cuidada”, ressalta Beto Ignácio.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real