Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Parque do Povo recebe Monumento das Cooperativas de Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann recebeu, na segunda-feira (29), a inauguração oficial do Monumento das Cooperativas de Toledo. A obra é uma iniciativa das 11 cooperativas parceiras, por meio do projeto Dia C das Cooperativas, coordenado neste ano pela Sicredi Progresso. O monumento foi custeado pelas próprias cooperativas e conta com cessão de uso do espaço pela Prefeitura de Toledo.

Instalado em frente ao estacionamento principal do parque, o monumento é construído em resina e fibra de vidro, com estrutura interna em aço, e possui mais de quatro metros de altura. A escultura representa dois pinheiros (símbolo do cooperativismo) sustentados por pessoas, em referência à união e à ajuda mútua.

O autor da obra, o artista toledano Roger Turatti, explicou que a escultura segue uma trajetória familiar iniciada há mais de 40 anos por seu pai. Ele relatou que os personagens conectados simbolizam uma rede de cooperação, com base sólida representada por uma rocha. “As figuras humanas crescem em torno de um tronco forte, formando copas unidas, que representam o fortalecimento coletivo e o futuro construído em conjunto”, afirmou. Ele acrescentou que as cores, cinza escuro e o tom metálico acobreado, foram escolhidas para destacar solidez e relações humanas.

A inauguração ocorre no Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Conforme dados da organização do evento, o cooperativismo reúne mais de 3 milhões de cooperativas em diferentes ramos, com mais de 1 bilhão de associados em todo o mundo.

O presidente da Sicredi Progresso e representante das cooperativas, Inácio Cattani, destacou o trabalho conjunto das equipes técnicas, das cooperativas e da Prefeitura para a consolidação do monumento. Segundo ele, a obra permitirá contar a história do cooperativismo às futuras gerações. “Toledo mais do que merecia ter esse monumento para a gente contar essa história para as nossas crianças”, afirmou.

Cattani também informou que o local receberá ações futuras e manutenção permanente. “Vamos lançar programas sociais, de educação escolar e educação financeira, e esse monumento será um dos pontos visitados. As cooperativas têm o dever de manter o espaço e garantir sua conservação”, disse, ao agradecer os envolvidos no processo.

O prefeito Mario Costenaro ressaltou a importância histórica do cooperativismo para o município e a região Oeste do Paraná. Ele reconheceu a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento local e para ações realizadas em parceria com o poder público. “Vocês fazem isso com o propósito de melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou.

O prefeito destacou o valor simbólico da obra para a cidade. “É com orgulho que inauguramos um monumento de um artista toledano, que passa a fazer parte da história de Toledo e das conquistas construídas ao longo do tempo”, declarou.

Apresentação do projeto – A proposta do monumento foi apresentada à Prefeitura de Toledo em junho deste ano, no Gabinete do Prefeito, inicialmente sem definição de local ou formato. Em agosto, o local e o conceito da obra foram oficialmente apresentados em ato simbólico no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, com a presença de representantes das cooperativas, da administração municipal, do deputado federal Dilceu Sperafico e de outras autoridades.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2802 – 18/12/2025

Cotações em tempo real