Neste sábado (09/11), celebramos 69 anos da Paróquia Nossa Senhora da Glória, sediada na cidade de Quatro Pontes, criada por ato de D. Manuel Koenner (SVD), bispo da Prelazia de Foz do Iguaçu.
As primeiras missas rezadas pelo Pe. Antonio Patuí, em Quatro Pontes, foram na casa de Lauro e Hilda Eckstein, que ficava junto ao armazém da Maripá. Durante quase um ano, mensalmente, eram rezadas na casa. Em meados de 1952 passaram a ser celebradas na escola. Em maio de 1952, também foi celebrada Missa na residência de Seno José e Otília Lang. Em 1952, foi constituída a primeira comunidade. Ainda no mês de novembro de 1952 registrou-se também a inauguração da primeira capela na localidade de Dois Irmãos, ainda hoje pertencente à Paróquia de Quatro Pontes. No ano seguinte, Nossa Senhora do Rosário foi escolhida como padroeira desta capela.
A construção da primeira igreja (no local onde hoje está a Matriz), foi de bastante trabalho e sofrimento. Apesar da empresa Maripá doar uma área correspondente a uma quadra e toda madeira para a construção e ceder um trator de esteiras para realizar a destoca do local, faltava a mão de obra especializada. Assim, a obra foi realizada contando com a boa vontade dos poucos membros da comunidade e do Pe. Patuí, vigário de Toledo. A construção da primeira Igreja foi concluída em abril de 1953. Na Festa de Pentecostes, daquele ano, Pe. João Werner rezou a missa solene na nova igreja.
Dentre vários acontecimentos que marcam os 69 anos da Paróquia Nossa Senhora da Glória, destacamos as ordenações de vários padres, entre eles está ordenação sacerdotal do Cardeal Odilo Pedro Scherer, em 7 de dezembro de 1976, atual arcebispo de São Paulo; ordenação sacerdotal do Pe. Inácio Afonso Scherer em 28 de julho de 1979, na capela de Dois Irmãos; a ordenação na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Marechal Cândido Rondon), do Pe. Hugo José Rhoden (em memória), também filho de família da paróquia local; ordenação sacerdotal do Pe. Adair Bennemann (em memória), em dezembro de 1988; ordenação sacerdotal do Pe. Luiz Carlos Franzener, em 19 de julho de 1996. Também ocorreram no dia 13 de fevereiro de 2003 as ordenações diaconais do Pe. Marcos Denck da Silva e Pe. Roberto Lopes de Souza.
Dentre outros fatos marcantes destaca-se a celebração do Jubileu Sacerdotal de 25 anos de D. Armando Cirio (1º bispo de Toledo, em memória) e os cinco anos da instalação da Diocese de Toledo que foram celebrados em Quatro Pontes no dia 23 de maio de 1964. Em dezembro de 1973 foi feita a bênção e o lançamento da pedra fundamental da nova Igreja Matriz (atual), com a presença de D. Armando Cirio.
Ao longo dessas quase sete décadas, a paróquia contou com o trabalho pastoral de vários sacerdotes e atualmente conta com o pároco, Pe. Milton Wermann.
Parabéns a esta comunidade perseverante, que Deus abençoe todos os fiéis.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Toledo