Os cultivos de pomares e flores, e também as áreas de pastagens e de lavouras, dependem de cuidados especiais, não só no manejo das espécies e na prevenção de doenças, mas em especial no controle de pragas. Uma das mais complexas, e que afeta diretamente a produção, é a formiga cortadeira. O controle deve ser realizado com muita precisão para alcançar melhores resultados.
É por isso que o Sindicato Rural de Toledo (SRT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) oferecem nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de julho, o treinamento com conteúdo teórico e prático, observando as técnicas corretas de controle. O curso atende ao interesse de produtores rurais.
A presença de formigas cortadeiras em áreas de pomares, lavouras e pastagens é sinal de alerta. Conforme a infestação e o tamanho da área, em apenas uma noite elas podem desfolhar as mudas que estão no viveiro ou já plantadas. A desfolha retarda o desenvolvimento das plantas, porém, dependendo da intensidade do ataque não se descarta a mortalidade delas.
Uma das maneiras de controlar as formigas cortadeiras é com o uso de defensivos químicos. Um dos primeiros passos do curso é conhecer os produtos mais utilizados e as formas de exposição direta e indireta aos defensivos. Por isso mesmo, os participantes recebem orientações apropriadas quanto ao uso de equipamentos de proteção e segurança (EPI) e à manipulação dos produtos, com base na Norma Regulamentadora 31, visando a segurança do aplicador neste trabalho.
Para o controle das formigas cortadeiras, no entanto, é necessário saber diferenciar os gêneros de formigas saúvas (Atta) e quenquéns (Acromyrmex). A identificação das espécies é essencial neste trabalho, pois mostra a característica de organização das formigas e as maneiras de localizar as colônias.
As formigas cortadeiras não estão restritas na área rural. Também na cidade elas têm provocado a desfolha na arborização urbana, dificultando a formação de áreas sombreadas que contribuem com a qualidade de vida. Grande parte do sucesso no controle está na observação da movimentação das formigas cortadeiras. Assim, o curso oferece condições adequadas para a assertividade.
Para se inscrever nos cursos do Senar e Sindicato Rural de Toledo, acesse www.ruraltoledo.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SRT