Da Redação
No último dia 25, a diretora da Apae de Toledo, Lucimar Recalcatti, juntamente com sua equipe, esteve em reunião na Itaipu Binacional, com o diretor de Coordenação, Carlos Carboni, para apresentar o projeto e falar da necessidade da construção de uma nova sede para Apae do município.
Articulada pelo vereador Roberto de Souza (PT), a demanda foi acolhida pelo diretor de Coordenação, com sinalização positiva para o seu atendimento.
“A busca desta parceria para a construção da nova sede da Apae, com a ampliação de espaços e condições, contribuirá muito para ela cumprir com mais eficiência ainda a nobre missão de cuidar e contribuir para a transformação da vida da pessoa com deficiência e sua família”, afirma o vereador Roberto.
A Apae de Toledo atende atualmente 250 pessoas, com 100% de gratuidade. “A Educação Inclusiva é um enorme desafio para o nosso sistema educacional e para uma sociedade justa, solidária e pronta para garantir os direitos de todas as pessoas que nela vivem”, diz o vereador.

Lucimar Recalcatti ressaltou a importância desta conquista. “Certamente a nova sede vem em oportuno momento e nos dará condições para um trabalho ainda mais efetivo no atendimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla deficiência no município de Toledo. A sede atual foi construída há 43 anos e já não atende as necessidades de nossas demandas.”
Segundo a diretora, a sede da nova Apae será construída próxima a Aldeia Infantil Betesda. “Será uma obra de 2.500 metros quadrados e teremos uma estrutura maior com salas de dança, de músicas, para receber as mães. Vamos melhorar ainda mais as condições para atender os nossos alunos. Nos últimos anos temos aprimorado novos projetos”, diz Lucimar Recalcatti.
Essa também é a avaliação da professora Adriana Pinheiro Busiquia. “Esta obra trará mais qualidade para os trabalhos realizados na escola. A oportunidade de termos uma nova sede/escola nos possibilita sonhar com espaços pensados e adaptados para que nossos alunos possam realizar atividades ainda mais diversificadas e atraentes, preservando sempre o ensino diferenciado e de qualidade que ofertamos a todos os nossos alunos.”
Lucimar expressou sua gratidão pelo êxito do trabalho de articulação do vereador. “O Roberto aceitou o desafio que apresentamos a ele, abraçou a causa da escola, demonstrando dedicação, determinação e persistência na busca dos recursos financeiros junto a Itaipu Binacional, para que a proposta fosse aprovada.”
Roberto de Souza agradeceu a confiança depositada no seu trabalho e avaliou esta conquista importante para a educação inclusiva. “É preciso investir em educação que inclua e valorize as pessoas, que permita acesso ao conhecimento e oportunidades para a vida. Esta é uma conquista muito importante para a educação de Toledo. Agradeço o apoio da Itaipu Binacional por meio do diretor de coordenação, Carlos Carboni, que nos recebeu e manifestou total apoio à causa”.