Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paraná terá fim de semana quente antes da chegada de uma nova frente fria, prevê Simepar

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A amplitude térmica é o destaque do tempo no início deste fim de semana no Paraná. O amanhecer desta sexta-feira (24) e o de sábado (25) seguem com temperaturas amenas, e à tarde as temperaturas sobem bastante em todas as regiões. Entre sábado e domingo (26), entretanto, a aproximação de mais uma frente fria trará chuva para as metades Oeste e Sul do Paraná. A chuva se espalha por todo o Estado na segunda-feira (27).

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta sexta-feira as menores temperaturas ao amanhecer foram em São Mateus do Sul (Inmet), com 7,1°C, e Palmas, que registrou 7,9°C. O tempo fica predominantemente estável na maior parte do Paraná, com exceção do trecho entre a Serra do Mar e as praias, que pode ter garoa ocasional e, por conta da formação de um cavado meteorológico, também podem ocorrer pancadas de chuva isoladas entre o Oeste e Sudoeste.

À tarde os termômetros devem chegar aos 25°C, pelo menos, em todo o Estado. O maior aquecimento está previsto para os municípios do Noroeste, que podem atingir os 35°C.

O vento, que se manteve constante em várias regiões do Paraná ao longo desta semana, devido a um sistema de alta pressão no oceano, seguirá entre sexta-feira e sábado. “Desta vez, o vento será resultado do avanço da frente fria. As rajadas merecem atenção, pois serão persistentes, especialmente na metade oeste, podendo atingir cerca dos 60 km/h no Oeste e Sudoeste”, ressalta Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.

No sábado, entre a tarde e a noite, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil em direção ao Paraná, e há previsão de chuva começando no Sudoeste, Oeste, Noroeste e Centro Sul. Há possibilidade de temporais isolados nestas regiões, mas as temperaturas seguem elevadas à tarde em todo o Estado.

“Já no domingo, o céu fica bastante encoberto por nebulosidade em todo o Paraná, com sensação de abafamento e chuvas ocorrendo em vários momentos do dia, principalmente nas metades Oeste e Sul, onde o risco de tempestades também será maior”, afirma Júlia.

Foto: Gabriel Rosa/Arquivo AEN

TEMPERATURAS DIMINUEM – As temperaturas começam a diminuir nas regiões atingidas pela chuva. É o caso de Loanda, que tem previsão de máximas de 34°C no sábado, e 29°C no domingo. O mesmo ocorre em Foz do Iguaçu, que pode chegar aos 30°C no sábado, e não passa dos 27°C no domingo. Em Palmas, a previsão é que a temperatura máxima reduza de 26°C para apenas 22°C no domingo.

Onde a chuva ainda não chega no domingo, as temperaturas seguem em elevação. Em Curitiba as máximas podem chegar perto dos 27°C no sábado e até 28°C no domingo. Em Guaratuba, vão até 25°C no sábado para 26°C no domingo. Em Jacarezinho, sábado e domingo as máximas podem chegar aos 34°C.  

Na segunda-feira (27), a chuva se distribui por todas as regiões paranaenses. “Aumenta o potencial para a formação de tempestades, distribuídas de maneira irregular. Entre sábado e segunda-feira, os acumulados de chuva mais significativos estão previstos para as metades Sul e Oeste, com valores superiores a 60 mm em algumas localidades”, detalha Júlia.

Com a chegada da chuva, as temperaturas máximas diminuem em todo o Estado, e ficam mais amenas na próxima semana. Em Curitiba as máximas na segunda-feira não passam de 22°C; em Loanda chegam a apenas 24°C; em Guaratuba não passam de 20°C; e em Jacarezinho não superam de 27°C. Já as temperaturas mínimas não sofrem grande alteração.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações hidrometeorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: AEN

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real