Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paraná está acima da média em transparência durante a pandemia

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Paraná se manteve com ótima transparência em compras e contratações para o enfrentamento da Covid-19 e ficou acima da média dos estados pela avaliação divulgada nesta sexta-feira (31), pela organização social Transparência Internacional Brasil. Porém, sua posição na classificação geral baixou, mostrando que outros estados seguem o exemplo do Paraná de permitir que a sociedade ajude a controlar a administração pública.

Desde a primeira classificação, em 21 de maio, o Paraná está com a classificação ótima. Nesta avaliação, ficou com 87,3 pontos, enquanto a média entre os estados ficou em 83,6. A Controladoria-Geral do Estado (CGE) esclarece, com relação ao novo ranking, que o impedimento de o Paraná subir de posição frente a outros estados está na apresentação gráfica das informações. O órgão acrescenta que todos os dados avaliados e relacionados pela organização estão disponíveis para consulta.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, afirmou que a CGE tem trabalhado para adequar os detalhes técnicos exigidos. “São ajustes finos que vão ajudar o cidadão comum a exercer o seu direito de controle social sobre as ações do Governo, que tem dever de disponibilizar as informações. Porém, todos os dados que o cidadão eventualmente necessite estão disponíveis e, caso julgue necessitar de complementação, ele pode nos solicitar pelo canal de acesso à informação em respeito à Lei Federal de Acesso à Informação”, disse Siqueira.

A Transparência Internacional avalia as informações sobre compras e contratações emergenciais por causa da Covid-19. No Paraná, esses dados estão disponíveis no site www.coronavirus.pr.gov.br, área de transparência, e no Portal da Transparência, administrado pela CGE, www.transparência.pr.gov.br, na área de compras exclusiva para enfrentamento à covid-19.

PONTOS – Para o coordenador de Transparência e Controle Social da CGE, Matheus Gruber, a expectativa é que as melhorias na apresentação dos dados sejam efetivadas em breve. “Não se trata de apenas virar a chave. Os sistemas são complexos e necessitam adequações de ferramentas de tecnologia. Estamos trabalhando para resolver o problema sem afetar o protagonismo e as ações de saúde e enfrentamento da pandemia. Sabemos que a maior missão é salvar vidas, mas com atenção à transparência pública”, explicou.

Ele ressaltou que não houve queda na avaliação, já que o Paraná se manteve com a nota acima de 80, alcançada já nas primeiras avaliações. “Fomos um dos primeiros estados a disponibilizar todas as informações avaliadas. Agora os outros estados também estão correndo para atualizarem seus sites”, comentou Gruber.

A manutenção do site www.coronavirus.pr.gov.br é feita em conjunto com a Secretaria da Comunicação Social e Cultura, Secretaria da Saúde, E-PR Comunicação e a Celepar, empresa de informática do Governo do Estado.

Caso o cidadão tenha dificuldades em encontrar o que precisa, ele pode fazer uma solicitação individual. Uma das formas de solicitar informação é pelo Portal da Transparência, que têm área específica para pedido de informações. A outra é pela Ouvidoria do Estado (veja contatos abaixo), que recebe também sugestões, reclamações, elogios e denúncias.

OUVIDORIA

0800 041 1113

Whatsapp (41) 3883-4014

E-mail: ouvidoria@cge.pr.gov.br

Site: www.cge.pr.gov.br

Presencial: segunda a sexta-feira das 8h30 às 18hr (temporariamente suspenso)

Carta: R. Mateus Leme, 2018 – Centro Cívico, Curitiba – PR, 80530-010

Fonte: AEN

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real