Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paraná é destaque em duas categorias do Prêmio Brasil Sem Fome

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Paraná marcou presença na cerimônia de premiação 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O Estado foi premiado na categoria “Bom Funcionamento das Instâncias do Sisan nos Estados”, que reconhece as unidades federativas com melhor desempenho na gestão e implementação do sistema, e também na categoria “Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”, com o Programa Compra Direta Paraná. Os troféus foram entregues na quarta-feira (17), no Teatro Nacional, em Brasília.

O reconhecimento nacional destaca o compromisso e as ações do Estado na promoção da segurança alimentar e nutricional, bem como na consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Representou o Paraná a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Roseli Pittner.

Como destacou o MDS, a solenidade premiou ações exitosas e políticas públicas que colaboraram no combate à insegurança alimentar do Brasil. A premiação reconheceu ações inovadoras que fortaleceram o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e ampliaram o acesso ao direito humano à alimentação adequada, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social.

Para o secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Marcio Nunes, as premiações concedidas pelo governo federal reconhecem a seriedade e compromisso com que a política de segurança alimentar e nutricional é tratada no Paraná. “As políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional representam a articulação de esforços intersetoriais. O reconhecimento do Paraná reafirma seu papel de destaque nas políticas de segurança alimentar e nutricional, fortalecendo a parceria entre governo, agricultores e sociedade civil na construção de um estado mais justo e solidário”, ressaltou Nunes.

Ao todo, 40 premiações foram concedidas entre estados, Distrito Federal e municípios. As iniciativas vencedoras foram avaliadas por uma comissão composta por especialistas e representantes das instâncias de gestão da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

SEGURANÇA ALIMENTAR – A categoria “Bom Funcionamento das Instâncias do Sisan nos Estados” trata do sistema público de gestão intersetorial e participativa que permite a articulação entre os três níveis de governo e sociedade civil organizada para a implementação e execução das políticas de segurança alimentar e nutricional.

O Estado possui o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Paraná – Caisan/PR, além de contar com o IV Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional 2024-2027, com 83 metas e 170 ações a serem implementadas. A Caisan é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Outro destaque se refere à adesão dos municípios ao Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Sisan), com 90% das cidades paranaenses. “A premiação vem para ratificar o compromisso do Estado, dos municípios e da sociedade civil com a segurança alimentar e o avanço das políticas públicas que criam um círculo virtuoso de melhoria contínua”, disse a Márcia Stolarski, chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), da Seab.

O prêmio foi organizado pelo MDS, por meio da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, no exercício da Presidência da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

Fonte: Secretaria da Agricultura e do Abastecimento

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real