Foto: Ascom/Cidasc

Os preços pagos aos produtores de banana continuam em alta no estado do Paraná. Em janeiro, a caixa com 20 quilos da fruta chegou a custar R$ 60, elevação de 21,73% quando comparada com as cotações praticadas em dezembro. O aumento é ainda maior em relação ao valor comercializado em novembro, chegando a 76,47%. A análise regional foi realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a partir dos dados obtidos pelo Sistema de Informações Agrícolas e de Abastecimento (Siagro), da própria estatal.

De acordo com técnicos da Conab, essa alta é explicada pelas condições climáticas adversas registradas no último mês nas áreas produtoras, que impactaram na disponibilidade da fruta. Além disso, a demanda pelo produto continua alta no verão.  A expectativa é que os preços pagos aos produtores se mantenham em patamares elevados até a produção ser normalizada.

Já os valores pagos pelo mel caíram no primeiro mês deste ano. Em janeiro, o preço encontrado pelos produtores foi de R$13,73 em média, 11,48% abaixo do registrado em dezembro. No entanto, a cotação ainda é maior que a praticada em novembro. A tendência para fevereiro e março é que os preços aos produtores sigam em queda, uma vez que há uma demanda menor no mercado externo, o que gera um excedente interno e pressiona os preços para baixo.

Fonte: Conab