Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paraná: calendário de semeadura permite plantio de soja até 18 de janeiro

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

No Sudoeste, o limite é até 15 de janeiro, enquanto em outras partes do estado a plantação vai até 20 de dezembro

O novo calendário de semeadura de soja no Paraná, estabelecido pela Portaria 866/2022 do Ministério da Agricultura e da Pecuária, permite que regiões como sul e centro-sul  do estado semeiem até 18 de janeiro. No sudoeste do Paraná, o limite é até 15 de janeiro, enquanto em outras partes do estado a plantação vai até 20 de dezembro. 

O Analista consultor de Safras & Mercado Luiz Fernando avalia que a mudança no calendário não afeta muita coisa. “Naturalmente uma janela maior pode trazer algum benefício na questão técnica do plantio; eventualmente o produtor pode atrasar um pouco o plantio lá no início e depois recuperar no final, mas eu acho que não muda muita coisa”, comenta.

Em nota, a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná informou que “na última safra 22/23 o Paraná produziu 22,4 milhões de toneladas. Na média de 2018 a 2022 o Paraná exportou do complexo Soja que envolve grão, óleo, farelo e demais subprodutos 14,2 milhões de toneladas. Em 2022 foram exportadas 9,2 milhões, pois foi uma safra frustrada”.

De acordo com a secretaria, após o término do vazio sanitário, cerca de 1% dos 5,8 milhões de hectares previstos já foram semeados. Espera-se uma colheita de 21,9 milhões de toneladas de soja, um número ligeiramente abaixo das 22,4 milhões de toneladas da última safra, que estabeleceu um recorde.

Fonte: Brasil 61

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real