Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Parabéns doadores de sangue; pessoas dedicadas a salvarem vidas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Você tem o hábito de doar sangue? Em Toledo, o Banco de Sangue desde 2020 registra mais de 16 mil doadores frequentes, que realizaram a doação pelo menos duas vezes. Além de ser uma atitude nobre , doar sangue não custa nada, é um processo relativamente rápido e não traz qualquer risco para a saúde do doador.

Pensando nessas pessoas — tanto em quem doa o sangue, quanto em que o recebe — foi criado o Dia Mundial do Doador de Sangue, nesta quarta-feira (14 de junho), uma data que tem como objetivo celebrar o altruísmo dos doadores e conscientizar a população sobre a importância dessa atitude.

E o Banco de Sangue de Toledo está com uma programação especial nesta semana. A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) Vania Frigotto comenta que os doadores terão à disposição rede de WI-Fi, e também está sendo lançada uma campanha em parceria com a FAG.

Esta semana Banco de Sangue tem uma programação especial em homenagem aos doadores. Foto: Banco de Sangue

“Estamos fazendo o lançamento de uma campanha em parceria com a FAG, que apresenta a ideia de que não é um familiar seu, mas, é o familiar de alguém. Está sendo lançado alguns flayers destacando:  o Junho Vermelho e dicas de como doar sangue. E ainda frases marcantes: ‘Não precisa ser do seu sangue, mas pode ser o seu sangue’; ‘Não é seu amor, mas é o amor de alguém’; ‘Não é sua mãe, mas é a mãe de alguém’. Também a partir desta quarta-feira, iniciaremos a disponibilização de rede de Wi-Fi para os doadores, sendo essa uma solicitação de muitos. O serviço ficará permanente para acesso dos doadores, sem custo”.

Vania Frigotto menciona que por meio de parceiros, o Banco de Sangue está entregando brindes para todos os doadores que comparecerem nesta semana na Unidade. E ela conta outras atrações para esta semana. “Vamos recebe todos com um show de voz e violão em três períodos diferentes. O objetivo desta data é celebrar o altruísmo dos doadores e conscientizar a população sobre a importância dessa atitude, além disso neste ano de 2023, o Banco de Sangue Toledo faz 25 anos de existência, um marco importante para a região”, enfatiza.

O Banco de Sangue, Hemepar – UCT de Toledo realiza as coletas das 7h30 as 10h30, e das 13h as 15h30.  O atendimento é das 7h30 as 12h, e das 13h as 17h. Endereço: Rua Eugênio Gustavo Keler (esquina com a Rua Anne Russ) Jardim Coopagro. Telefone: (45) 3379-1993. Agendamento online: Site do Banco de Sangue.

14 DE JUNHO, UM DIA ESPECIAL – 14 de junho foi escolhido por ser o aniversário de Karl Landsteiner, estudioso responsável pela classificação dos grupos sanguíneos, o sistema A B O, e descobridor do fator RH. Esse é um dos mais famosos temas de saúde, a exemplo do Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Esta quarta-feira é muito especial para duas mulheres, dentre todos que são doadores de sangue. Uma delas é Loirena Schulz, moradora de Nova Santa Rosa, que além de doadora, organiza grupos de doadores. “É com grande satisfação que estou nesta causa nobre de doar sangue, que é de tão grande valia. Doamos para repor para pessoas que já precisaram de sangue no município, ainda não inventaram nada que pudesse substituir esse gesto de doar sangue para salvar a vida do próximo”.

Loirena Schulz, além de doadora, organiza caravanas. Foto: arquivo pessoal

“Sou coordenadora de caravanas também, que reúne um grupo de pessoas uma vez por mês, e apoiado pela Secretaria da Saúde de Nova Santa Rosa, com o transporte para Toledo, onde vamos quase sempre. Já fomos também para Cascavel. Temos um grupo no WhatsApp chamado Missão Salva Vidas, onde são feitas as primeiras divulgações, depois se não fechar as vagas fazemos outras divulgações. É muito gratificante poder doar sangue, convido você também a doar, para quem já é doador, ou para você que nunca doou, faça a sua doação”, relata Loirena Schulz. Ela disse que a próxima caravana será nesta sexta-feira, 16.  Telefone para agendamento: (45) 99967-1180.

14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. Uma atitude nobre. Foto: arquivo pessoal

Jéssica Sartor, moradora de Toledo, é mãe do pequeno Felipe, que foi diagnosticado com leucemia mielomonocítica juvenil, com um ano e meio de idade, e precisou de transplante de medula. Hoje, com quase quatro anos, Felipe está saudável e feliz. Jessica diz que esta quarta-feira, é dia de aplaudir e agradecer. “Junho foi escolhido para dar mais ênfase na importância deste ato solidário; que é a doação de sangue. 14 de junho é dia de aplaudir, agradecer e reconhecer que essas pessoas que doam um pouco do seu tempo e de seu sangue são merecedoras de um dia especial”.

“Ter algo que pode ser doado, compartilhado com alguém que precisa para viver, para recuperar a saúde e isso sem trazer prejuízo algum à nossa própria saúde, é ter um superpoder. Doar sangue para mim é um compromisso, e não apenas isso, é uma forma de agradecer. Agradecer por todos aqueles que doam sangue, e que são cadastrados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) como doadores de medula óssea. Felipe, meu filho, precisou receber hemácias, plaquetas, e precisou receber uma nova medula óssea, que veio de um desconhecido, que só sabia que alguém no Brasil precisava do superpoder dele para ser salvo. E assim, ele fez. E foi esse gesto, foi o sim do doador, que permitiu que hoje, o Felipe, esteja em remissão do câncer”, enaltece Jéssica.

UM GESTO QUE SALVA VIDAS! –  Jéssica aproveita o Dia Mundial do Doador de Sangue para tentar convencer aqueles que ainda não são doadores. “O meu recado é para aqueles que ainda não são doadores: por um momento se coloquem no lugar de alguém que está doente e que é o amor de alguém. Um pai, uma mãe, um filho, um irmão: seja um doador, e se não puder, seja um incentivador. Fale sobre isso, compartilhe informações. Muitas pessoas no mundo são gratas pela vida de cada um que se dispõe a fazer o bem por meio da doação de sangue e de medula. Eu sou grata!”.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2798 – 14/11/2025

Cotações em tempo real